Também conhecidos como remodelados ou remoldados, os pneus remold têm ganhado cada vez mais mercado no Brasil. Isso se deve por conta de um fator: a economia no preço.
Geralmente, esse tipo de pneu é 50% mais barato do que um novo.
Além disso, ele contribui para o meio ambiente ao reaproveitar o material da peça que originalmente iria para o lixo.
Saiba mais sobre o pneu remold e se ele é seguro para caminhões.
O que é pneu remold?
O pneu remold sofre o processo de raspagem de talão a talão (aro que fica em contato direto com a roda).
Durante a operação, uma nova camada de borracha é aplicada na banda de rodagem, laterais e ombros da peça.
Por último, o pneu é mais uma vez vulcanizado para que todas as partes se encaixem perfeitamente.
O pneu remold é seguro para caminhões?
Durante a inspeção visual dos pneus remold, ficou constatado que a aceitação para pneus de caminhão é bem maior do que os para passageiros.
Isso acontece porque a construção dos pneus de carga já são mais fortes naturalmente.
A inspeção visual é fundamental para garantir que o pneu está em um padrão mínimo de segurança.
Ao longo do processo de remold, a peça passa por uma série de testes de qualidade.
Da mesma forma que um novo passaria para receber o selo de qualidade e certificado de segurança.
Para certificar se o pneu remold que deseja comprar é realmente seguro e passou por todos os testes de qualidade basta ler o pneu.
Assim como, verificar se a peça possui o selo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
O presidente da ANIP, Alberto Mayer, também indica a necessidade de procurar por oficinas especializadas que só use material de qualidade.
Pneu remold é a mesma coisa que recapado?
Apesar de muitas pessoas confundirem, o pneu remold não é a mesma coisa que o recapado.
O processo de recapagem de pneus consiste na substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo.
Quando devo trocar os pneus?
Antes de pensar se deve comprar um pneu remold ou novo é necessário saber qual o momento certo de trocá-lo.
Não há um tempo específico predefinido, já que o desgaste da peça vai depender de alguns fatores.
Como por exemplo, distância percorrida e estilo de dirigir adotado pelo motorista de caminhão.
Segundo a legislação brasileira, o desgaste máximo permitido é de 1.6 mm, ou seja, o pneu deve ser substituído antes de atingir esse valor.
Vale ressaltar que o não cumprimento desta norma pode acarretar em multas e penalidades.
Além de ser uma legalidade, o uso de pneus em boas condições também é uma questão e segurança.
Afinal, a peça é responsável por garantir a estabilidade do veículo na frenagem, aceleração e curvas.
De forma geral, o pneu remold é seguro para o uso em caminhões.
Contudo, antes de comprar esse tipo de peça é fundamental conferir se ela possui o selo de qualidade e segurança do Inmetro.
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