Controle de Pneus e Fraudes – Como identificar

Controle de Pneus e Fraudes, como identificar. Muito embora o público em geral não associe os pneus da frota com algo valioso, um olhar mais atento no mercado de transportes mostrará os pneus como um ativo de muito interesse.

De acordo com portais especializados, os 32 pneus (com estepe) presentes num único caminhão bitrem podem valer cerca de R$ 70.000,00, sendo um prejuízo muito significativo em caso de roubo.

Além dos roubos de cargas e combustíveis, as empresas de transporte precisam estar atentas às tentativas de roubo de pneus ao longo dos trajetos. Pode ocorrer o roubo de todos os pneus, numa parada ou ao longo do percurso, ou trocas indevidas, fraudes em manutenções e trocas.

Vista a importância de manter o condutor e a carga em segurança ao longo dos trajetos, a implantação de um controle de pneus em sua frota é fundamental.

O sistema Gestran de controle de pneus garante rastreabilidade, evitando fraudes nas manutenções e desvios de pneus.

Como identificar fraudes em pneus

A partir de um cadastro detalhado de cada pneu, contendo data de compra, marca, modelo, rodagem na instalação, datas de manutenções programadas, você poderá encontrar desvios de rendimento, manutenções não programadas e outras estratégias.

Dessa forma, o próprio gestor poderá retificar os dados dos veículos com os indicadores, sendo possível observar, por exemplo, uma troca de pneu indevida, troca de estepes novos por usados, troca de pneus em borracharias desconhecidas, etc.

Infelizmente, o gestor também deve atentar para seu quadro de funcionários, que pode ser responsável por esses desvios. Uma equipe engajada e bem treinada fará diferença na hora de manter a transparência.

Por esses e outros motivos, um software te ajuda a reconhecer problemas de fraude e solucionar diretamente aquilo que está inadequado.

Quer saber mais? Confira nosso e-book sobre gestão de pneus!

Artigos recentes

Quero receber novidades em primeira mão!