Sistema automatizado oferecido pela empresa integra dados de pneus em tempo real, que permitem comparar desempenho de marcas e modelos e alertar para trocas
A Gestran, empresa especializada em softwares para transporte, consolidou seu posicionamento no mercado por meio da oferta de sistemas automatizados para uso na gestão de frotas. Com destaque para o uso e controle mais eficiente dos pneus, um dos itens de maior impacto no custo operacional dos transportadores rodoviários.
Raphael Aguiar, sócio e diretor de Mercado e Expansão da Gestran, comenta que a empresa oferece indicadores de desempenho por fabricante e modelo de pneu, auxiliando os gestores na tomada de decisão. “Hoje, o pneu é o segundo ou terceiro maior custo em uma frota, dependendo da operação. Muitas empresas compram pneus apenas pelo preço, sem analisar a aplicação correta para o tipo de carga, trajeto e peso”.
Na tentativa de otimizar o uso mais eficiente do componente, a software house fornece, por meio de sua plataforma, dados comparativos como quilometragem média por modelo e custo por km rodado (CPK), entre outras funcionalidades.
A plataforma ainda disponibiliza gráficos comparativos entre marcas e modelos de pneus, alertas automáticos para troca, reforma ou descarte, baseados no desgaste. Bem como a integração com o Pneu Fit, dispositivo que coleta dados de pressão e desgaste via Bluetooth, eliminando processos manuais.
Ajuste de compras
Aguiar cita casos em que clientes reduziram compras desnecessárias e aumentaram a vida útil dos pneus após adotarem a plataforma. “Um transportador identificou que certas marcas rendiam mais quilometragem do que o esperado, através do simples ajuste de compras. Outros diminuíram o descarte precoce ao escolher bandas de recapagem mais adequadas”, ressalta do diretor.
Nas contas do especialista, a empresa registrou um crescimento de 38% das receitas no último ano e projeta ritmo semelhante para 2024. Atualmente, sua carteira de clientes conta com 750 empresas no Brasil. O perfil principal dos usuários são as transportadoras de carga, indústrias e mineradoras, especialmente aquelas que operam veículos de longa distância ou fora de estrada. “Pneus em ambientes agressivos exigem gestão precisa para evitar desperdícios e garantir segurança”, reforça o executivo.
Entre as novidades em desenvolvimento pela Gestran, Aguiar adianta que os próximos direcionamentos incluem o uso da Inteligência Artificial para análises mais profundas e respostas personalizadas aos gestores. E a oferta da Plataforma Open Fleet, nos moldes do Open Finance, para centralizar dados de múltiplas fontes; bem como o foco em frotas pesadas.
Publicado em Frota&Cia
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação