Algumas sinalizações são obrigatórias para o transporte de carga, em especial quando falamos de produtos perigosos sendo transportados. Confira agora os principais itens obrigatórios para a sinalização no transporte de cargas.
Sinalização Especial para CVC (Combinações de Veículos de Carga)
Como o nome já diz, o CVC acontece quando mais de um veículo de carga é combinado no mesmo caminhão.
Como exemplo, temos o bitrem – um tipo de caminhão que possui uma ligação composta por um total de sete eixos e interligados por um engate do tipo B (quinta roda).
Para estes veículos, que têm um comprimento excedente a 19,80 metros, é obrigatório o uso de uma placa traseira.
Entre suas especificações, estão a necessidade de ser metálica ou de madeira com película refletiva.
Além disso, a placa deve ter faixas inclinadas de 45º da direita para a esquerda, de cima para baixo e na cor preta e laranja alternadamente.
Vale ressaltar que esta sinalização precisa vir acompanhada de lanternas laterais colocadas a intervalos regulares de, no máximo, 3 metros entre si.
Assim, quem estiver na estrada consegue enxergar a sinalização do comprimento total.
Em relação às regras nas rodovias, esses caminhões não devem trafegar no período da noite e nem ultrapassar a velocidade máxima de 80 km/h.
Também é obrigatório que haja colocação de placas de sinalização em todo o trecho da via, avisando aos outros motoristas que há presença de veículos longos.
Por último, o responsável que quiser requerer a AET (Autorização Especial de Trânsito) para a CVC deverá apresentar: planta dimensional da combinação, distância entre eixos, lanternas de advertência, peso por eixo, CMT (Capacidade Máxima de Tração), placa traseira de sinalização e mais.
Sinalização dos veículos que transportam cargas perigosas
Os veículos que transportam cargas perigosas precisam lidar com um número maior de sinalização para alertar aos outros motoristas o tipo de carga que o caminhão transporta.
A identificação dos produtos perigosos é feita por meio de retângulos laranjas, definidos como Painel de Segurança e losangos (que podem variar de cor) definidos como Rótulos de Risco.
Confira algumas características exclusivas destas duas placas:
1. Painel de Segurança
Esta placa tem formato retangular, sendo que as arestas horizontais devem medir 40 centímetros e as verticais 30 centímetros.
O fundo do painel deve ser na cor laranja com bordas pretas de, no máximo, 1 centímetro de espessura.
A placa também deve conter o número de risco da carga e o número da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo que:
- Número ONU: é uma identificação composta por quatro algarismos que reconhece a mercadoria transportada de acordo com a tabela internacional de classificação de produtos perigosos.
Estes números devem ser fixados na parte inferior do Painel de Segurança, abaixo do número de risco.
A fonte dos algarismos devem ser de 10 centímetros de altura.
- Número de Risco: identifica a categoria e a intensidade do risco que a carga oferece.
Formados por dois ou três algarismos, a relevância do risco é registrada da esquerda para a direita.
Todos os números presentes na placa têm o significado de acordo com a sua classe de risco.
Os significados destes números podem ser observados na tabela abaixo.
Significado dos algarismos no Número de Risco | |
2 | Desprendimento de gás devido à pressão ou à reação química |
3 | Inflamabilidade de líquidos (vapores) e gases ou líquido sujeito a auto aquecimento |
4 | Inflamabilidade de sólidos ou sólido sujeito a auto aquecimento |
5 | Efeito oxidante (intensifica ao ter contato com fogo) |
6 | Toxicidade ou risco de infecção |
7 | Radioatividade |
8 | Corrosividade |
9 | Risco de violenta reação espontânea |
X | Substância que reage perigosamente com água |
Observações referentes aos algarismos no Número de Risco
- O risco de violenta reação espontânea (número 9) inclui a possibilidade de explosão, desintegração ou reação de polimerização, seguido de desprendimento considerável de calor ou gases inflamáveis/tóxicos;
- Quando o número de risco for precedido da letra X, não deve ser utilizado água no processo de contenção;
- A repetição do número indica um aumento na intensidade daquele risco;
- A organização dos algarismos no número de risco são por ordem de perigo, sendo que o primeiro é o principal.
Resumindo, o retângulo laranja do Painel de Segurança deve ser composto da seguinte forma: linha superior com o número de risco e na linha inferior o número da ONU.
Caso esta placa não apresente nenhuma identificação, significa que o caminhão está transportando mais de uma carga perigosa.
2. Rótulos de Risco
Ao contrário do Painel de Segurança, os rótulos de risco têm formato de losango e devem ter arestas de 30 centímetros.
Estas placas devem conter uma ilustração que representa o tipo de perigo do produto, a descrição da mercadoria e o número que represente a sua classe de risco.
A cor da placa também define qual é a classe da carga. Ao todo são 9 classes, sendo elas:
- Classe 1: produtos explosivos;
- Classe 2: gases;
- Classe 3: líquidos inflamáveis;
- Classe 4: sólidos inflamáveis;
- Classe 5: substância oxidantes e peróxidos orgânicos;
- Classe 6: substâncias tóxicas e substâncias infectantes;
- Classe 7: materiais radioativos;
- Classe 8: substâncias corrosivas;
- Classe 9: substâncias e artigos perigosos diversos.
Vale ressaltar que a legislação brasileira também estabelece que todos os tipos de transportes de cargas e suas formas intermodais (rodoviário, aéreo, ferroviário, etc) tenham uma identificação dos volumes e embalagens.
Esta sinalização deve vir com símbolos de armazenamento e manuseio, mesmo para produtos classificados como não perigosos.
Posicionamento da sinalização no transporte de cargas
Os painéis e rótulos podem ser posicionados no caminhão da seguinte forma:
- Lateral: os itens devem ser expostos próximos à traseira do veículo e no centro vertical;
- Dianteira: na parte da frente só o painel é necessário e deve ficar na parte inferior, próximo à faixa de sinalização;
- Traseira: na parte de trás do caminhão é obrigatório a exposição do painel e do rótulo.
A sinalização no transporte de cargas é fundamental para garantir a segurança das estradas, tanto do condutor, quanto da carga e dos demais motoristas.
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Última atualização: 09/08/2022