Linguagem das estradas: entenda os sinais usados por caminhoneiros

Os sinais usados por caminhoneiros, motoristas de ônibus e outros condutores, como setas e buzinas, podem significar muito mais do que se imagina quando se dirige em uma rodovia. Estas ações ajudam a construir a linguagem das estradas, criada para cumprimentar, alertar sobre acidentes, problemas com a amarração das cargas e perigos eminentes.

Linguagem das estradas: entenda os sinais usados por caminhoneiros

Quer entender o que significa cada um dos sinais usados por caminhoneiros nas estradas? A Gestran te explica:

Piscar faróis

Utilizado para informar aos motoristas que trafegam no sentido contrário que eles encontrarão alguma dificuldade pela frente, como acidentes, queda de barreira, tráfego parado ou animal na pista. Dessa forma, o condutor poderá reduzir a velocidade e se preparar para possíveis imprevistos.

Piscar faróis com insistência

Utilizado principalmente para avisar o motorista que segue na frente que o veículo está com algum tipo de problema. Ao perceber o sinal, ele poderá reduzir a velocidade e identificar problemas que comprometam sua segurança.

Piscar faróis e buzinar

Buzinar e insistir na piscada de luz é um aviso para que o carro que vai à frente facilite a passagem. Essa prática só deve ser usada em casos de emergência ou se o veículo de trás estiver com problemas, seja mecânico, falha no freio, pane ou transportando um ferido ou doente.

Duas buzinadas

Dois toques rápidos e curtos significam agradecimento. Pode ser utilizado quando o motorista que segue a frente permitiu ou facilitou a ultrapassagem como forma de agradecimento. Se você foi quem facilitou a ultrapassagem pode usar como forma de dizer “de nada”.

Seta esquerda ligada

Quando o veículo da frente dar seta a esquerda sem a intenção de ultrapassar outro carro ou fazer uma conversão para esse lado, bem provável que ele esteja te avisando para não ultrapassar naquele momento, pois pode estar vindo outro motorista vindo no sentido contrário.

Seta direita ligada

Quando o veículo da frente dar seta para direita e você perceber que ele não tem intenção de virar ou sair da estrada é bem provável que esteja indicando que é seguro realizar uma ultrapassagem, pois não há nenhum veículo vindo no sentido oposto.

Movimentar o braço como um pêndulo com a mão esticada para fora da janela

Esse sinal é utilizado para indicar que a pista está fechada por uma barreira, desmoronamento ou até mesmo um acidente. Dependendo da gravidade do fato essa comunicação pode vir acompanhada de faróis e luzes insistentes.

Piscar três vezes o farol com a mão para baixo e dedos abertos

Se o motorista apontar quatro dedos virados para baixo significam que há animais na pista, dois dedos, significam pedestres.

Fechar a mão começando pelo dedo mindinho até o polegar

Os motoristas costumam utilizar esse sinal para alertar sobre riscos de roubos de veículos ou cargas na região.

Apontar com o dedo indicador para baixo

Sinal utilizado para indicar que há buraco, galho de árvore ou qualquer outro objeto na pista que possa atrapalhar ou oferecer algum tipo de risco.

Seta para direita e esquerda ligados alternadamente repetidas vezes

Usado para indicar que há caminhão com carroceria larga vindo em sentido contrário. O objetivo é a alertar para evitar colisões em pistas estreitas ou secundárias.

Se você não conhecia nenhuma dessas linguagens, comece a observar nas próximas vezes em que viajar. Certamente, perceberá que alguns sinais, como setas, faróis e buzinas são bastante comuns.

Acesse outros conteúdos como esse, clique no link: https://gestran.com.br/blog/

Última atualização: 03/08/2022

Artigos recentes

Quero receber novidades em primeira mão!