Saiba como melhorar o monitoramento logístico da sua empresa

O mercado atual de transporte e logística está carente de informações relacionadas ao tempo das operações. Empresas com frota própria ou terceirizada, por vezes não possuem os conhecimentos necessários a respeito do início do transporte, das ocorrências durante o trajeto de viagem ou quando ela efetivamente foi concluída, o que prejudica muito o monitoramento logístico.

É importante intensificar a coleta de informações e garantir que elas sejam compartilhadas entre todas as partes interessadas no transporte da carga.

 

Podendo assim, diminuir riscos, multas e penalidades, aumentando a organização para satisfazer ainda mais os clientes.

Por quê melhorar o monitoramento logístico?

O maior desafio é minimizar uma questão recorrente: embarcadores disponibilizam veículos a empresas que não os utilizam imediatamente.

 

Impedindo que estes caminhões sejam destinados para outros serviços, muitas vezes sem que haja garantia de que o tempo ocioso será remunerado posteriormente.

 

Neste cenário o monitoramento logístico auxilia ambos, indicando quanto tempo o embarcador ficará em determinado lugar designado a um carregamento específico.

 

Desta forma, é possível colocar em prática o que havia sido previamente acertado pelas equipes comerciais.

 

Aumentando assim, a eficiência e aproveitamento do serviço para as duas partes.

 

A falta de informação é o principal erro de gestão que prejudica as empresas.

 

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, é natural que os gestores ganhem confiança para agir de maneira quase automática.

 

Colocando em prática o que já está sendo feito.

 

Contudo, este comportamento exclui os fatores externos que podem atuar diretamente no transporte, como greves, acidentes, restrições de acessos nas grandes cidades ou qualquer interrupção que possa mudar o percurso.

 

Inúmeras empresas ainda optam por seguir este modelo ultrapassado na base do papel e do telefonema.

 

Resultando em um tempo de reação para cada situação ainda mais lento.

 

Comprometendo o prazo da entrega, prejudicando a relação com o cliente e ainda aumenta os custos.

 

Para contornar imprevistos e aprimorar o monitoramento logístico, a tecnologia está a serviço das operações.

 

Através dos rastreadores, da telemetria e do sistema de gestão, é possível visualizar informações detalhadas que irão permitir o aumento da assertividade durante as entregas e também do faturamento

Quais ferramentas utilizar?

O rastreador, a telemetria e o software de gestão são as principais ferramentas utilizadas para o monitoramento logístico.

 

Empresas que se destacam no mercado entendem que uma complementa a outra e preferem elaborar um sistema de monitoramento onde todas estejam presentes.

 

O rastreador consegue localizar geograficamente os veículos e definir os destinos para cada um.

 

Enquanto a telemetria mensura o comportamento do caminhão, informando quase que simultaneamente dados referentes a velocidade, freadas bruscas, RPM do motor, trocas de marcha, controle de temperatura da carga etc.

 

A soma das duas tecnologias disponibiliza informações online aos gestores, mas como utilizá-las da melhor maneira possível?

 

A partir desta fase, o software de gestão deve ser incluso na conta, já que tem como objetivo unificar as duas informações.

 

Tornando assim, mais rápido e eficaz as tomadas de decisões.

 

Ele irá comunicar as especificações da carga, do cliente e do trajeto para que a logística possa localizar o equipamento parado mais próximo que consiga fazer o transporte com mais eficiência.

WhatsApp e monitoramento logístico NÃO combinam

O WhatsApp é bastante difundido como instrumento de comunicação entre motoristas e operadores.

 

Entretanto, o uso deste aplicativo é prejudicial em diferentes aspectos.

 

As conversas são facilmente perdidas, as mensagens podem ser apagadas a qualquer momento e não há controle sobre as informações repassadas.

 

Sendo assim, pode desencadear uma série de ações desordenadas e prejudiciais ao monitoramento logístico.

 

Ainda há o grave – e óbvio – problema: mexer no celular ao conduzir um veículo é uma infração gravíssima e coloca em risco a vida do motorista e de outras pessoas.

 

Com a implementação das ferramentas corretas a interação entre o motorista e o escritório das filiais é realizado de maneira integral e rápida.

 

Assim, até mesmo o cliente consegue ser prontamente avisado caso surjam imprevistos, garantindo a confiança dele no trabalho da empresa.

 

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