Recapagem ou pneus novos: o que vale mais a pena?

Muitos gestores de frota têm dúvidas sobre o que fazer quando os pneus começam a perder a vida útil e necessitam de reparos. A principal dúvida é: recapagem ou pneus novos?

Segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), os pneus reformados ou recauchutados acabam durando metade do tempo de um pneu novo. Por outro lado, a reforma tem um custo significativamente menor do que a aquisição de pneus novos.

Mas afinal, o que vale mais a pena para sua frota em termos de economia?

Existem diferentes tipos de reforma regulamentados no Brasil, e é importante saber diferenciá-los para descobrir a melhor opção.

Veja a seguir o que é recapagem, recauchutagem e remoldagem, e descubra o que vale mais a pena.

Reformar pneus é seguro?

Quando o serviço é bem executado, o pneu reformado pode ter uma durabilidade semelhante, ou até igual, à de um pneu novo.

No entanto, é essencial que a reforma seja realizada por profissionais qualificados e em conformidade com a legislação. Reformar pneus sem seguir as normas de segurança coloca em risco a integridade do veículo e a segurança nas estradas.

Mesmo com uma reforma de qualidade, a durabilidade pode variar, pois as condições das estradas, o peso das cargas e os cuidados com os pneus após a reforma influenciam no desempenho.

Recapagem

A recapagem é o processo de reforma que substitui apenas a borracha da banda de rodagem, que se desgasta com o uso e o contato com o solo.

Esse processo pode ser realizado de duas maneiras:

  • Recapagem a frio: Utiliza uma banda de rodagem pré-moldada, aplicada na carcaça do pneu. A temperatura nesse processo pode atingir até 115°C.
  • Recapagem a quente: Utiliza a técnica camelback, onde a banda de rodagem é vulcanizada a 150°C e moldada diretamente no pneu.

A recapagem é amplamente utilizada em veículos de frotas, especialmente para transporte de cargas, devido à sua frequência de uso intenso.

Recauchutagem

Na recauchutagem, há substituição da borracha tanto da banda de rodagem quanto dos ombros da carcaça do pneu. Esse processo também utiliza a técnica camelback, com temperatura de até 150°C.

Remoldagem

Na remoldagem, ocorre a substituição dos flancos e de toda a banda de rodagem. Toda a parte externa do pneu recebe uma nova camada de borracha, aplicada sob altas temperaturas. Nesse processo, as informações originais do pneu (como fabricante, carga limite e data de fabricação) são apagadas pela nova borracha.

Recapagem ou pneus novos: o que vale mais a pena?

Para decidir entre recapagem ou pneus novos, é necessário considerar que a durabilidade dos pneus reformados pode variar de acordo com o tipo de reforma, as condições de uso, o peso da carga e as condições das estradas.

Não há uma resposta única para o que vale mais a pena. O ideal é realizar um acompanhamento adequado por meio de um sistema de controle de pneus, que permite comparar a durabilidade de pneus novos com reformados, levando em consideração os custos e a performance.

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