Lona de freio de caminhão: você sabe como preservar?

Quando o assunto é segurança, o sistema de freios se torna item obrigatório nas discussões. Ele é o principal componente de um veículo e seu mau funcionamento pode provocar acidentes graves. Confira a seguir tudo sobre lona de freio e sua conservação.

Lona de freio de caminhão: você sabe como preservar?

O freio a tambor, presente em boa parte dos veículos de carga, tem na sua composição a lona de freio. Esse item é essencial para que a frenagem ocorra de maneira correta e de acordo com o esperado. Estar atento à manutenção desse componente é fundamental para que os veículos trafeguem em segurança.

Funcionamento da lona de freio

A lona compõe o sistema de freio. Nos veículos que  utilizam o freio a tambor, a lona funciona através da frenagem de chapas metálicas revestidas com material de fricção.

Acionando os pedais de freio, os pistões empurram as sapatas, que alojam as lonas contra o tambor, causando assim o atrito que diminuirá a velocidade do veículo. A lona geralmente é fabricada a partir de um composto de fibras sintéticas, metais e resina, que varia quanto ao grau de dureza. Quanto mais dura e resistente ao atrito, maior sua eficiência na frenagem.

Lonas feitas com material mais duro respondem melhor a temperaturas mais altas, mantendo seu funcionamento mesmo quando acionadas seguidamente. O ponto negativo é o desgaste causado ao tambor.

É importante estar atento a composição da lona de freio na hora da escolha para o seu caminhão. Leve em conta as necessidades de cada veículo e busque o equilíbrio ideal.

Troca da lona de freio

Para efetuar a troca desta peça, lembre-se que deve ser realizada dos dois lados do eixo. Não utilize marcas e materiais diferentes de cada lado porque cada material responde e trabalha de forma diferente.

A lona de freio pode ter mal funcionamento por diversos fatores, como superaquecimento, desgaste irregular, trepidação e ruído durante a frenagem ou até a quebra das lonas durante a rodagem.

Manutenção da lona de freio

Para não ter esse tipo de dor de cabeça, a manutenção preventiva é sempre a melhor opção. Alguns profissionais sugerem que ela deve ocorrer a cada 5 mil km ou 6 meses, levando sempre em conta a utilização do veículo.

Quando trocar as lonas, verifique também o estado dos demais componentes. Para isso, retire o tambor de freio, realizando a lavagem do sistema apenas com água, verificando se não existem possíveis vazamentos e cilindro de rodas emperradas.

O freio como dissemos é um dos componentes mais importantes, por isso manter a manutenção em dia e ficar atento ao funcionamento é fundamental. Ao sentir alguma alteração quando acionar os freios faça uma verificação detalhada de todos os componentes, realizando qualquer troca necessária.

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