Controle de Pneus: Qual a importância e como fazer?

Devido à extensão territorial brasileira, o transporte rodoviário é uma das maiores fontes da economia do país. É através de milhares de quilômetros rodados nas estradas que os produtos e insumos chegam ao seu destino, trazendo às empresas de gestão de frota uma das maiores responsabilidades entre as suas atribuições: Controle de Pneus: Qual a importância e como fazer?

Como fazer um bom controle de pneus da frota? Esta tem sido uma das maiores preocupações desses gestores no Brasil.

Primeiramente, é importante destacar que a necessidade de realizar um bom controle de pneus está diretamente ligada à segurança necessária para a execução dos trajetos, evitando desgastes e prevenindo acidentes. Outro fator importante relacionado a esta atividade é aumentar a vida útil dos pneus, reduzindo consideravelmente as despesas da organização, podendo dar mais vazão ao fluxo de mercadorias comercializadas.  

Controle de Pneus: Qual a importância e como fazer? Como organizar esta ação?

Reunir num registro todas as informações sobre os pneus é o primeiro passo para iniciar um bom controle. Inicialmente, deve-se coletar a maior quantidade de dados sobre os pneus como:

  • marca;
  • modelo;
  • dimensões;
  • data de compra;
  • valor;
  • quilometragem rodada;
  • previsão de manutenção.

Uma segunda tarefa importante é realizar o rodízio de pneus de forma sistemática e programada, a partir dos dados coletados inicialmente. O rodízio tem a função de equilibrar o desgaste dos pneus, garantindo um melhor desempenho.  

Recapagem e bandas de rodagem

Outra técnica muito útil entre as manutenções de rotina é a recapagem de pneus de acordo com a necessidade. De forma previdente, utilizar esta ferramenta pode ser uma estratégia de oferecer maior segurança aos condutores e melhorar o uso de combustível. 

Como um processo de substituição da borracha da banda de rodagem, a recapagem pode ser aplicada até seis vezes na mesma peça. O momento ideal para realizar este processo pode ser identificado através do TWI (Tread Wear Indicator), que é o indicador de desgaste  da banda de rodagem. Sem dúvida, a recapagem é um mecanismo que oferece sobrevida ao pneu. 

A banda de rodagem está diretamente ligada aos pedais de aceleração e freios, e é a única área do pneu que está em contato direto com o asfalto. Este componente é o principal dispositivo de segurança do veículo em movimento.  

Os componentes principais da banda de rodagem que devem ser conferidos são:

  • Sulcos: drenam a água dos pneus evitando deslizamentos. Também têm a função de refrigerar o pneu em movimento;
  • Ranhuras: sua função é permitir o escoamento da água, garantindo aderência do pneu ao solo, gerando estabilidade;
  • Barras: componente que gera a tração necessária para o devido transporte.

Equipe treinada e Redução de riscos 

Uma das principais ações da empresa gestora de frotas deve ser o treinamento da equipe. Todo investimento em capacitação, implantação de novas tecnologias, e ferramentas de redução de riscos será um diferencial.  

Controle de Pneus na plataforma automatizada Gestran 

Outra forma muito buscada entre os gestores de frota são as plataformas online, que otimizam tempo e permitem unir os fatores indispensáveis para uma boa gestão: segurança, agilidade, economia e controle. 

A Gestran oferece uma plataforma adequada a esta necessidade. Uma ferramenta certa para sua empresa aplicar facilmente o controle de pneus agora mesmo. 

Acessando a plataforma da Gestran pelo computador, celular ou tablet, poderá ter visualização em tempo real das demandas necessárias, de maneira que haja garantia de rastreabilidade, agilidade, economia e segurança. 

Decisões planejadas e bem estruturadas elevaram o nível se sua empresa de logística e transporte. 
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