Quais são as características ideais de um bom gestor de frotas?

O gestor de frotas esta à frente do comando de operações que envolvem logística, clientes terceirizados, motoristas, manutenção de veículos e documentação não é tarefa fácil e exige uma gama de habilidades necessárias para manter a frota em dia e em pleno funcionamento.

Por esta razão a função do gestor de frotas é peça vital dentro de transportadoras e empresas de logística. O trabalho desse profissional, quando bem executado, mantém as operações diárias dentro do cronograma e a frota pronta para rodar. Mas qualquer descuido pode acarretar problemas para a transportadora.

Assim, é importante que um bom gerente de frotas tenha algumas características específicas e fundamentais para a execução das tarefas. Por isso, empresas de transporte e logísticas devem buscar profissionais que tenham algumas das qualidades listadas abaixo:

O bom gestor de frotas precisa de:

1 – Organização de planejamento

Um gestor de frotas qualificado deve ter como principal qualidade a organização e o planejamento.

São muitos os processos envolvidos do momento em que um cliente fecha o contrato para o transporte de carga até a chegada da mercadoria ao cliente final. Isso exige um planejamento estratégico de cada parte da operação, e ter isso em mãos, de forma clara e organizada, potencializa o trabalho do gestor.

2 – Conhecimento da frota

Saber o estado e a disponibilidade da frota de veículos é outra requisição do gestor de frotas. Organizar manutenções preventivas, trocas de peças, checar problemas com documentação e multas dos veículos são atividades que fazem parte do dia a dia do gestor.

Ao ter o mapeamento detalhado de cada veículo, o gestor pode planejar melhor as ações dentro da transportadora e evitar perda de dinheiro por conta de problemas com a frota.

3 – Liderança e gestão de pessoas

Também faz parte das características de um bom gestor a forma como ele lida com a equipe. Vale lembrar que a vida na estrada é muito desgastante e que motoristas costumam enfrentar problemas constantemente.

Por isso, é sempre importante qualificar e treinar a equipe, com cursos preparatórios e de aprimoramentos. Outro ponto fundamental é sempre manter a documentação dos motoristas em dia, checando a validade da habilitação, as modalidades e as necessidades de certificações para a condução de determinados tipos de cargas.

4 – Domínio das melhores ferramentas de gestão de frotas

A gestão de frotas passou nos últimos anos por uma revolução digital, e o bom gerente de frotas deve masterizar o uso dessas ferramentas que transformaram a forma como é feito o gerenciamento de transportadoras.

Uma boa plataforma de gestão de frotas, como o sistema desenvolvido pela Gestran, permite ao gestor centralizar todos os processos descritos acima em apenas um lugar e de maneira otimizada.

A manutenção de frotas, as trocas e a aferição de pneus, o controle de combustível, a necessidade de reposição de peças, tudo isso é indicado pelo sistema e cabe ao gestor checar as informações a partir de dashboards de fácil uso.

Em relação à documentação e aos registros fiscais, como CT-e, MDF-e, NFS-e, NF-e… de cada operação, eles são agregados ao sistema, não havendo riscos de perdas ou extravios. Também ficam registrados os documentos de motoristas, assim como as certificações e qualquer outra informação necessária.

Artigos recentes

Quero receber novidades em primeira mão!