Quase 15 mil caminhões. Este foi o número de venda somente no 1º trimestre de 2018, registrando aumento de 51,68% em relação ao mesmo período do ano passado. A boa notícia para o setor de transporte brasileiro foi divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) neste mês.
O excelente desempenho entre janeiro e março fez a entidade rever as projeções de alta para o setor e aumentar ainda mais a expectativa.
Agora, a tendência é de que haja crescimento de:
Com a revisão das projeções, 2018 deve encerrar com 60.919 caminhões licenciados.
Para a Fenabrave, a demanda do agronegócio e crescimento da construção civil foram os fatores responsáveis pela recuperação.
Porém, ela está sendo equilibrada.
“A recuperação está ocorrendo de maneira gradual. Temos constatado mais confiança nos consumidores e menor inadimplência”, explica Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
Os caminhões extrapesados, que levam cargas acima de 30 toneladas, foram os protagonistas desta recuperação do setor.
Atualmente, os modelos representam 38% do segmento de caminhões.
Mas, as montadoras precisarão fortalecer sua capacidade de produção para conseguir atender o mercado interno.
Em entrevista ao G1, Sérgio Zonta, vice-presidente da Fenabrave, comentou que este tipo de caminhão está em falta no momento.
“O uso desses caminhões está sendo mais acentuado. E as fábricas não estavam preparadas para uma venda tão acentuada neste primeiro trimestre”.
Se a sua empresa está seguindo a tendência deste ano e pretende aumentar a frota de caminhões, conte com a Gestran para automatizar todos os processos de logística e gestão de caminhões. Converse com a gente hoje mesmo!
Leia também: Posso dirigir caminhão com habilitação B?
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação