Todo gestor de frota deseja entregar um serviço de qualidade, com uma boa performance de veículos e cumprindo prazos, certo? Para isso, é indispensável que os gestores atentem à preservação dos veículos e saibam identificar os tipos de manutenção ideais.
Além de garantir a segurança das operações, a manutenção também influencia na redução de custos e no aumento da lucratividade da frota.
Manutenções não devem ser realizadas apenas de forma corretiva, mas também de maneira preventiva e preditiva.
Você sabe a diferença entre os tipos de manutenção de veículos? Entenda as diferenças entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva:
A manutenção preventiva tem o objetivo de controlar, monitorar e impedir falhas no desempenho dos veículos antes que aconteçam.
Essas manutenções devem ser realizadas de forma periódica, levando em conta o tempo ou quilometragem, evitando problemas futuros.
A manutenção preditiva prevê falhas por meio da avaliação do desempenho da frota para identificar quais veículos precisam passar por reparos.
Durante as manutenções preditivas, são utilizados programas de inspeção e monitoramento, que ajudam a avaliar o desempenho de componentes que podem trazer danos ao motor e outros sistemas do veículo ao longo do tempo.
A manutenção corretiva tem a função de substituir ou reparar peças e componentes que se desgastaram ou apresentaram panes inesperadas.
Geralmente, as manutenções corretivas são realizadas de forma emergencial, muitas vezes por não ser possível prever os defeitos.
Evitar a troca de uma peça que aparentemente está em bom estado apenas para reduzir custos pode gerar gastos ainda maiores.
Essa falsa economia pode aumentar o consumo de combustível e provocar o desgaste de outros componentes do veículo, que acabam sobrecarregados.
Por isso, é fundamental seguir as recomendações de manutenção à risca.
Também é importante que os gestores conscientizem os motoristas sobre a importância de preservar os pneus e os veículos.
Para que esse processo funcione de forma eficiente, é recomendado que o gestor de frota realize um controle minucioso de prazos, custos e equipe.
Essa gestão pode ser feita por meio de planilhas ou sistemas de controle.
Os sistemas de controle são mais eficientes que planilhas porque oferecem alertas e lembretes sobre as manutenções a serem realizadas.
Esses sistemas permitem integrar diversos setores, como estoque, oficina, compras e contas a pagar, além de controlar o valor exato pago a cada fornecedor.
Quando um sistema de controle baseado em indicadores é implementado, os envolvidos no processo se motivam a buscar melhorias.
Essas melhorias giram em torno de qualidade e custos, já que se torna possível realizar a gestão com base em dados reais.
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