Atualmente, existem diversos tipos de veículos disponíveis no mercado, e cada um é indicado para determinado trajeto ou tipo de carga. Alguns se adequam melhor a perímetros urbanos, enquanto outros são mais recomendados para percursos longos.
Leia abaixo quais são os principais tipos de veículos de frota, bem como suas funcionalidades e capacidades de peso.
Antes de mais nada, é fundamental que os gestores compreendam as necessidades logísticas de sua frota para adquirir o tipo de veículo certo, garantindo segurança e eficiência no transporte.
Uma escolha inteligente evita desperdícios de capacidade ou sobrecarga dos veículos. Além disso, é importante realizar uma análise para identificar se o modelo do veículo se adequa ao trajeto da carga.
Em grandes centros urbanos, muitos veículos são proibidos de circular, e, quando necessário, é preciso obter uma autorização especial das prefeituras.
De acordo com um estudo elaborado pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), mais de cem municípios brasileiros já criaram algum tipo de restrição ao trânsito de veículos de carga.
Confira a seguir os principais tipos de veículos de frota e entenda as principais diferenças entre cada um deles:
Conhecido como VUC, este veículo é de menor porte e mais indicado para circular em áreas urbanas. Ele oferece limite de emissão de poluentes, ajudando a preservar o meio ambiente.
Este tipo de veículo possui dois eixos: um frontal e outro traseiro. Ele tem capacidade de transportar até 6 toneladas, com no máximo 14 metros de comprimento, e seu peso bruto pode chegar a 16 toneladas.
O veículo tipo toco é bastante usado para transporte de cargas gerais, como carga seca e mudanças.
O veículo Truck possui o mesmo comprimento do toco, mas se diferencia pelo eixo duplo na carroceria, proporcionando melhor desempenho para carregar cargas mais pesadas, variando entre 10 a 14 toneladas. O peso bruto do truck pode chegar a 23 toneladas.
Esse tipo de veículo conta com uma estrutura motriz (cavalo mecânico) que carrega diferentes tipos de semirreboques. Com duas rodas de tração e eixo simples, ele é indicado para cargas pesadas, variando sua capacidade conforme o semirreboque utilizado.
Similar ao cavalo mecânico simples, mas com eixo duplo, este modelo permite carregar mais peso e distribuir melhor a carga nas rodas, gerando menos pressão no asfalto. A capacidade máxima também varia de acordo com o semirreboque utilizado.
Tradicionalmente, o bitrem possui sete eixos e pode transportar até 57 toneladas. O bitrenzão, com nove eixos, pode transportar até 74 toneladas, com um comprimento máximo de 30 metros.
Este tipo de veículo é formado por dois semirreboques, totalizando 9 eixos, com capacidade para transportar até 74 toneladas. Assim como o bitrem, ele precisa de autorização especial para circular.
Como vimos, os diversos tipos de veículos são classificados de acordo com a quantidade de eixos, tamanho e capacidade de transporte. Independentemente do tipo, todos os veículos de frota precisam passar por um rigoroso controle de manutenção, principalmente no que diz respeito aos pneus e combustível.
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, a Gestran desenvolveu uma solução inovadora para a gestão de frotas, visando reduzir os custos mensais com combustível, pneus e manutenção.
Aperfeiçoe os processos logísticos da sua empresa com a Gestran e maximize a eficiência da sua frota.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação