Seus veículos estão consumindo demais combustível? Entenda as causas! Custos com combustível podem representar cerca de 70% das despesas da sua frota. Com o reajuste dos preços dos combustíveis é necessário estar alerta para eliminar fatores que possam influenciar no aumento do consumo de combustível dos veículos da sua frota.
Você como gestor, chegou a sentir em algum momento que a sua frota estava consumindo combustível demais?
Este fator causa ainda mais preocupação com o reajuste e aumento dos preços da gasolina e do diesel no início de 2021, que representaram altas acumuladas de 54% e 41%.
Neste post, você vai descobrir as possíveis causas do aumento de consumo de combustível na sua frota e saberá como fazer para economizar.
Esse com certeza é o principal fator que impacta no aumento do consumo de combustível. Eduque seus motoristas para evitarem os seguintes hábitos:
Alongar as marchas: isso faz com que o giro do motor suba e dessa forma o consumo aumenta;
Arrancadas: evite arrancadas com a aceleração alta;
Rampa: em subidas é necessário parar o carro com o freio, ao invés de controlar com acelerador e embreagem como normalmente é feito, pois isso influencia não apenas no aumento do consumo de combustível, mas também no desgaste das peças.
Não calibrar os veículos com as recomendações de fábrica, afeta não apenas o aumento do consumo de combustível pelo veículo, mas também o seu desempenho.
Quando os pneus estão calibrados corretamente, evitam acidentes que podem ser causados pela falta de aderência.
O filtro de combustível é responsável por filtrar e eliminar sujeiras que podem chegar até o motor e dificultar o processo de queima do combustível, o que consequentemente ocasiona no aumento do consumo.
Por isso, é importante realizar a troca do filtro de combustível com frequência, para garantir que ele esteja desempenhando o seu papel corretamente. Em média, a troca do filtro de combustível é realizada a cada 10 ou 15 mil quilômetros.
Veículos desalinhados forçam mais o motor do veículo. Isso acontece porque as rodas acabam exercendo maior atrito com a pista.
O alinhamento de caminhões é realizado nas revisões periódicas, que são as manutenções preventivas essenciais para manter o bom funcionamento do veículo.
Um escapamento furado além de provocar falhas, também aumenta o consumo de combustível.
Se alguma peça do escapamento estiver danificada, a taxa de contrapressão dos gases (nível de gases que saem pelo sistema de exaustão do veículo) vai aumentar, pois essa alteração provoca falhas nas marchas do veículo.
Fique atento às manutenções e no caso de troca do escapamento, garanta que a peça contenha as mesmas especificações que a original.
Direcione seus colaboradores a utilizarem o ar condicionado somente quando for necessário. O seu uso quando é constante e negligenciado, causa grande diferença no consumo de combustível do veículo.
Muitos fatores impactam no aumento do combustível, por isso é necessário estar atento aos mínimos detalhes de cada veículo da sua frota para assim garantir que eles estão sendo utilizados da melhor maneira.
Porém, não é fácil acompanhar e gerenciar um número tão alto de informações assim e algumas falhas podem ocorrer na sua rotina, não é mesmo?
Para solucionar esse problema, gestores estão investindo em sistemas que ajudam a controlar e reduzir o consumo de grandes frotas. Conheça algumas das funcionalidades:
Saiba mais sobre o Sistema de Controle de Combustível, clicando aqui.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação