Muitos gestores de frota têm dúvidas sobre o que fazer quando os pneus começam a perder a vida útil e necessitam de reparos. O principal questionamento é sobre o que vale mais a pena: recapagem ou pneus novos?
Segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), os pneus reformados ou recauchutados acabam durando a metade do tempo que um pneu novo. Por outro lado, a reforma sai bem mais barata do que adquirir novos pneus.
Mas afinal, o que vale mais a apena para a sua empresa em termos de economia?
Existem alguns tipos de reforma regulamentados no Brasil, e é importante saber diferenciá-los para descobrir qual é a melhor opção.
Confira abaixo o que é uma recapagem, uma recauchutagem e uma remoldagem e descubra o que vale mais a pena:
Quando o serviço é bem realizado, o pneu reformado pode ter duração semelhante ou até igual a de um pneu novo.
Porém, é importante que a reforma seja feita por profissionais qualificados e respeitando as obrigatoriedades da legislação.
Reformar pneus sem qualquer regularidade coloca em risco a segurança nas estradas.
Mesmo com uma reforma de qualidade, nada pode garantir que a durabilidade seja semelhante a um pneu novo.
Isso porque as condições das estradas e o peso das cargas variam, assim como os cuidados com os pneus após a reforma.
A recapagem é a reforma dos pneus que substitui apenas a borracha da banda de rodagem.
Essa borracha acaba se desgastando com o passar do tempo e depois de intenso contato com o solo.
O processo pode ser realizado a quente ou a frio.
Na recapagem a frio, costuma-se utilizar uma banda de rodagem já pré-moldada para ser aplicada junto à carcaça do pneu.
Neste caso, a temperatura pode chegar até 115º C.
Já no processo de recapagem a quente, utiliza-se a técnica camelback.
Nela, a banda de rodagem passa pelo processo de vulcanização a 150º C, sendo moldada junto ao pneu.
Esse é o tipo de reforma mais comum para pneus de transportes de carga, que costumam ter um uso mais intenso e frequente.
Na recauchutagem há a substituição da borracha da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus.
Neste processo, também utiliza-se o camelback, no qual a temperatura chega à 150º C.
Na remoldagem dos pneus é feita a substituição dos flancos e de toda a banda de rodagem.
Toda a parte externa do pneu passa a ser revestida com uma nova camada de borracha, sob altas temperaturas.
As informações originais do pneu (fabricante, carga limite e data de fabricação) são apagadas pela nova borracha.
Para responder essa pergunta é preciso ter em mente que os pneus reformados podem ter durabilidade variável.
Além das reformas serem diferentes, o uso, o peso das cargas e as condições das estradas também são mudam.
A verdade é que não há como prever exatamente o que vale mais a pena sem realizar um acompanhamento adequado.
O ideal é utilizar um sistema de controle de pneus para comparar a durabilidade dos novos com os pneus reformados.
Para saber mais sobre controle de pneus leia: Você sabe como e por que fazer o controle de Pneus de frota?
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