O pneu é um dos itens mais importantes nas empresas que possuem frotas. Ele garante segurança, estabilidade e desempenho ao veículo.
E, uma das formas mais acessíveis e eficazes para não andar com pneus desgastados é a recapagem, que consiste na substituição da borracha da banda de rodagem.
Saiba mais sobre a recapagem de pneus e como este método pode ser benéfico para a sua frota.
A recapagem de pneus é um processo que realiza a troca da banda de rodagem usada por uma nova.
Por ser um sistema mais barato do que comprar novos itens, é comumente usado por empresas e transportadoras que possuem muitos automóveis na frota para administrar.
De acordo com pesquisas, 30% dos pneus são descartados hoje em dia por falta de informação e de investimento.
Apenas no Brasil, cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartados por ano.
Todos os pneus saem da fábrica com a estrutura necessária para receber a recapagem.
O processo, que consiste em uma série de testes na carcaça, é realizado por uma recapadora profissional e segue normas internacionais de qualidade.
Depois que os pneus são aprovados, eles seguem para a raspagem e então, recebem uma nova capa.
Após serem vulcanizados a 110º C, podem voltar a rodar.
Para saber o momento certo de fazer a recapagem, é importante verificar o TWI (Tread Wear Indicator), que é o indicador de desgaste da banda de rodagem, localizado na transversal do sulco do pneu.
Vale lembrar que o Contran determina que a medida do sulco do pneu tenha no mínimo 1,6 milímetro.
A regra vale para todos os tipos de veículos e, se descumprida, pode acarretar em multa.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído.
Se o condutor for pego utilizando um pneu nestas condições, é considerada infração grave com multa de R$ 127,68 e mais cinco pontos na habilitação.
A recapagem de pneus é um procedimento seguro, econômico e que proporciona segurança aos condutores das empresas de transporte.
O processo é feito em diversas fases:
Se a carcaça estiver em bom estado, o item pode receber de dois a três recapeamentos com bom custo-benefício.
De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o processo custa cerca de R$ 400 e garante mais 2 anos de bom funcionamento do pneu.
A princípio o método pode parecer caro, mas adquirir um pneu para caminhão que seja zero km tem um valor médio de R$ 2 mil por unidade.
Para que o pneu tenha uma vida útil maior após a recapagem, é fundamental tomar alguns cuidados com a conservação do item e gerenciamento da frota:
Com o sistema online de Controle de Pneus, a sua transportadora tem maior facilidade para administrar a vida dos pneus da frota, identificar as condições de uso e gerenciar quando é necessário acionar a recapadora de pneus.
Entre as principais funcionalidades do software, destacamos:
Cadastre os pneus disponíveis na sua frota de forma simples e tenha acesso rápido a todas as informações relevantes aos itens, como número de fogo, fabricante, modelo, vida atual e custo por km de cada um dos pneus.
Monitore e acompanhe todos os indicadores dos seus pneus por km rodado, tipo de aquisição, custo por cada um dos fabricantes, motivos de sucateamento, entre outros.
Personalize lembretes para cuidados essenciais, como hora de calibrar, rodízio e recapagem dos pneus.
Esse processo aumenta a vida útil do item e reduz custos.
Além disso, pneus em perfeito estado gastam menos combustível e garantem maior segurança.
A recapagem de pneus pode ser uma excelente solução para transportadoras.
Contudo, o processo deve ser realizado em um lugar de confiança para assegurar que o método foi feito da maneira correta.
Clique aqui para saber como a calibragem pode ajudar a aumentar a vida útil dos pneus.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação