Quantos módulos tem um sistema para transportadora? Como já abordamos, uma solução ERP pode, e irá, automatizar diversas funções e facilitar a tomada de decisões por parte dos gestores. Transformando as planilhas em dados dinâmicos de sistema, os erros são reduzidos e os processos dinamizados.
Uma das principais vantagens do ERP é a versatilidade de funcionamento, atendendo diretamente às necessidades apresentadas. Isso é possível através da escolha dos módulos, ou seja, conjuntos de funcionalidades para categorias de setor ou atividade.
Para uma gestão completa das demandas, emissão automatizada de documentos e conferência de informações, são recomendados alguns módulos. Mas existem múltiplas combinações que podem ser ajustadas de acordo com o tamanho, ramo e fluxo da sua empresa.
As principais áreas de ação estão nos módulos de Estoque, Compras, Produção, Financeiro, Faturamento e Gestão Comercial. Para atender o ramo dos transportes, o módulo mais importante será o de emissão e controle de documentos fiscais, que terá todas as informações necessárias e emitirá de forma mais rápida e com menos erros.
O módulo TMS (Transportation Management System) também é essencial para a regulagem e registro das etapas do transporte. Ele é capaz de calcular o lucro de cada entrega, gerenciar motoristas, multas, quilometragem e valores de frete, além de programar as viagens, organizando por período, natureza, condutor e outros.
Além disso, os módulos de controle de frota, que já vimos aqui e de gestão financeira auxiliam em pagamentos e recebimentos, agendamento de manutenções, localização de veículos e muito mais. Tudo isso de forma a tornar mais completo o leque de informações e gerar processos eficientes.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação