Também conhecidos como remodelados ou remoldados, os pneus remold têm ganhado cada vez mais mercado no Brasil devido a um fator importante: a economia no preço.
Geralmente, esse tipo de pneu é 50% mais barato do que um novo.
Além disso, ele contribui para o meio ambiente ao reaproveitar o material da peça que originalmente seria descartado.
Saiba mais sobre o pneu remold e se ele é seguro para veículos de frota.
O pneu remold passa por um processo de raspagem de talão a talão (parte que fica em contato direto com a roda).
Durante essa operação, uma nova camada de borracha é aplicada na banda de rodagem, laterais e ombros da peça.
Por último, o pneu é mais uma vez vulcanizado, para garantir que todas as partes se encaixem perfeitamente.
Durante inspeções visuais de pneus remold, constatou-se que a aceitação para veículos de frota é maior do que para veículos de passeio.
Isso ocorre porque a construção dos pneus de carga é, naturalmente, mais resistente.
A inspeção visual é fundamental para garantir que o pneu está em um padrão mínimo de segurança.
Ao longo do processo de remold, a peça passa por uma série de testes de qualidade, da mesma forma que um pneu novo passa para receber o selo de qualidade e certificação de segurança.
Para garantir que o pneu remold que você deseja comprar é seguro e passou por todos os testes, basta verificar se a peça possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
O presidente da ANIP, Alberto Mayer, também destaca a importância de procurar oficinas especializadas que utilizam apenas material de qualidade.
Apesar de muitas pessoas confundirem, o pneu remold não é a mesma coisa que o pneu recapado.
O processo de recapagem de pneus consiste na substituição apenas da borracha desgastada da banda de rodagem, ou seja, a parte em contato com o solo.
Antes de decidir entre comprar um pneu remold ou novo, é essencial saber o momento certo de fazer a troca.
Não há um tempo específico predefinido, pois o desgaste da peça depende de diversos fatores, como a distância percorrida e o estilo de direção adotado pelo motorista.
Segundo a legislação brasileira, o desgaste máximo permitido é de 1,6 mm de profundidade, ou seja, o pneu deve ser substituído antes de atingir esse valor.
Vale lembrar que o não cumprimento desta norma pode resultar em multas e penalidades.
Além da exigência legal, o uso de pneus em boas condições também é uma questão de segurança.
Afinal, o pneu é responsável por garantir a estabilidade do veículo durante a frenagem, aceleração e curvas.
De forma geral, o pneu remold é seguro para uso em veículos de frota, desde que a peça seja adquirida com o selo de qualidade e segurança do Inmetro.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação