A melhor maneira de manter a frota em dia é realizar as manutenções preventivas e ter um controle sobre o estado dos equipamentos de maneira clara. Foi-se o tempo que o “jeitinho brasileiro” ou a “gambiarra” dava conta do recado. Para economizar dinheiro, é preciso realizar as manutenções dos veículos da maneira correta. Um bom primeiro passo de gestão é uma planilha para salvar tempo e dinheiro das frotas.
Por isso, é muito importante para o gestor de frotas ter em mãos formas e maneiras para realizar tanto o controle quanto a checagem da necessidade de alguma manutenção preventiva.
Uma das melhores formas para isto é ter em mãos uma planilha elaborada especialmente para esta finalidade. Além disso, contar com a expertise de um especialista permite decisões mais assertivas na hora de realizar a manutenção da sua frota.
Uma planilha inteligente de controle de manutenção deve ter os seguintes pontos: checklist de itens do veículo, indicadores e histórico da manutenção, controle de mecânicos, controle de custos e agendamento de manutenção preventiva.
O checklist é fundamental para saber o estado de cada um dos itens do veículo. A quebra ou o mau funcionamento de uma peça pode acarretar prejuízos para a transportadora, pois caminhão parado é dinheiro perdido. Com uma planilha de controle fica fácil a visualização das partes, o que evita o esquecimento de alguma peça importante na hora de realizar os reparos.
Ter o histórico das manutenções passadas e os indicadores do estado do veículo é fundamental para um melhor planejamento e até mesmo segurança dos motoristas. Com a planilha de controle é possível ver se existe algum item que apresenta problemas constantes.
A partir do histórico também é possível agendar manutenções preventivas. Certamente esse procedimento vai aumentar a vida útil da frota como um todo. Não esqueça: quanto melhor o planejamento, menores os gastos!
Outro fator muito importante de uma planilha de controle de manutenção é saber quem realizou os reparos. Isso permite uma avaliação da mão de obra e possíveis correções em manutenções futuras.
Sempre use mão de obra especializada. Como dito no começo, muitas vezes, o barato pode sair caro.
É fundamental para o gestor de frotas contar com a ajuda de profissionais com expertise em automatização da gestão. A Gestran oferece aos clientes, além de uma planilha de manutenção customizada, todo o suporte e treinamento necessário para que o gestor possa utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível.
Com uma boa planilha de controle, o gestor de frotas vai evitar um monte de problemas. Entre os principais benefícios está a diminuição dos custos com manutenção, pois a visão pontual de cada parte do processo de manutenção permite decisões premeditadas e assertivas.
Não perca tempo e dinheiro com veículos parados. Uma boa manutenção, além de permitir maior controle sobre os gastos da frota, evita a troca de veículos antes do tempo.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação