O que é e como elaborar uma política de frota?

A política de frota é um documento que define diretrizes essenciais para o sucesso de empresas que operam com veículos, independentemente do tipo ou tamanho da frota. Essas regras estão relacionadas ao cuidado e utilização dos veículos, boas práticas de condução, orientações para abastecimento, programas de manutenção, capacitação dos colaboradores e procedimentos em caso de emergência, entre outros aspectos.

Por que manter uma política de frotas?

Sem processos bem definidos e claros, além da perda de produtividade, torna-se muito mais provável a ocorrência de erros. No dia a dia da logística, sabemos que a realidade da infraestrutura de transporte no Brasil não colabora para evitar problemas: estradas mal conservadas, burocracia e pouco investimento no setor. Dessa forma, a política de frotas se torna uma grande aliada. Além de proporcionar mais segurança, é um documento que otimiza processos para gestores, motoristas e funcionários.

Como elaborar uma política de frota

Aqui está um checklist de como começar a planejar sua política de frota:

1. Entenda sua frota de veículos

Mapeie o comportamento dos veículos da sua frota. Confira rotinas de manutenção, consumo de combustível e outros indicadores. Entenda quais veículos necessitam de um suporte diferenciado.

2. Defina métricas para melhorar a operação

É interessante criar métricas que ajudem a empresa a alcançar bons resultados. A política de frota deve ser pensada não apenas como uma exigência, mas também como um suporte à cultura da empresa.

3. Preze pela transparência e use regras claras

Crie um documento com regras transparentes e diretas quanto aos seus objetivos. Lembre-se de que a política de frota não se aplica apenas aos motoristas, mas a todos os envolvidos na gestão da frota.

4. Elabore a política de forma colaborativa

Peça feedback e envolva seus funcionários na criação da política. Um documento elaborado dessa maneira tem mais chances de ser seguido à risca e de ser relevante para o processo interno.

5. Priorize a segurança dos colaboradores

A segurança dos colaboradores deve estar sempre em primeiro lugar. Uma boa política de frota leva em consideração procedimentos de manutenção e ações a serem tomadas em caso de acidentes.

6. Divulgue sua política de gestão de frota

Após criar a política, certifique-se de divulgá-la. Todos os colaboradores precisam estar cientes das regras e de sua responsabilidade em segui-las. A política deve ser vista como um agregador ao processo da empresa.

7. Acompanhe e atualize sua política

A política de frota é um documento importante, mas não definitivo. Novas regras, processos e mudanças fazem parte da gestão no dia a dia. Monitore o que na política não está alinhado com a gestão da frota e faça as alterações necessárias.

Este é apenas um passo para implementar boas práticas de gestão da sua frota. Nosso objetivo com este post é mostrar a importância dessas boas práticas alinhadas a um sistema de gestão eficiente. Se precisar de ajuda, estamos sempre prontos para colaborar!

Fale com nossos especialistas e descubra como a Gestran pode ajudar a evoluir o seu negócio.