Acompanhar a gestão de manutenção de frota é importante para controlar os gastos com trocas e ajustes de peças, além de melhorar o desempenho das operações por meio do gerenciamento da atividade de cada veículo.
Porém, em meio a uma rotina repleta de tarefas e sem automatização de processos logísticos, muitas vezes os gestores não percebem que estão cometendo erros que podem ser fatais.
Separamos 10 erros mais comuns na hora de controlar a manutenção de frotas.
Considerar as manutenções como um gasto desnecessário é prejudicial para a segurança dos seus motoristas e também para a conservação dos caminhões. Trocar peças desgastadas, manter em dia alinhamento e balanceamento, e efetuar a calibragem dos pneus corretamente são algumas das manutenções que devem fazer parte do seu calendário diário.
O responsável pela gestão da manutenção dos veículos é um colaborador estratégico, então o investimento através de cursos, ferramentas e treinamentos deve ser constante.
Um software de controle logístico aliado ao treinamento profissional correto se transformará em um excelente investimento para a sua empresa.
Estar sempre atualizado com o dia a dia da sua empresa é muito importante. Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores são investimentos e não gastos desnecessários. Não esqueça de incluir motoristas e equipes operacionais nestas capacitações.
Trabalhar sem controle e metas atrapalha a evolução dos resultados comerciais.
O controle para a gestão de manutenção de seus veículos é a forma de estar sempre atualizado e tomar ações preventivas o quanto antes de qualquer surpresa desagradável.
A manutenção preventiva e preditiva são grandes aliadas na redução de custos da sua transportadora. Elas identificam e evitam problemas que possam causar o desgaste prematuro de peças e pneus.
Ao automatizar este processo, você não perde nenhuma manutenção, mantendo a sua frota sempre em excelente estado de conservação e com economia de recursos e combustível.
Além das manutenções, as vistorias periódicas são de extrema importância. O check-list do veículo não é responsabilidade apenas do departamento de frota. Os caminhoneiros, mecânicos, eletricistas e borracheiros também devem ter esse hábito.
Mesmo se o seu setor não é responsável pelas compras, todos devem estar integrados e pensar em formas conscientes de economizar recursos da empresa. Dirigir seguindo boas práticas e acompanhar a manutenção dos veículos são algumas das ações simples que podem ser contempladas nesta redução de custos.
Terceirizar a manutenção pode ser vista pela empresa como uma forma de redução de custo, mas é possível que se torne um erro ao longo do tempo. Se o objetivo é terceirizar apenas para diminuir gastos, a qualidade do serviço tende a ser reduzida e, consequentemente, o nível de segurança também cai.
Pense bem antes de tomar qualquer decisão, analise os custos diretos e indiretos.
A regulamentação do setor de transportes define que toda empresa que possui frota própria e tenha veículos movidos a óleo diesel deve criar e adotar um programa interno de autofiscalização da manutenção da frota quanto à emissão de fumaça preta.
É muito importante estar sempre atualizado com a vistoria e com os itens que devem ser analisados, principalmente pelo peso de sua importância na segurança de cada veículo e seus colaboradores.
Acreditar que dentro da manutenção da sua frota exista espaço para que erros sejam cometidos é algo gravíssimo. Quando um erro é cometido podem ocorrer acidentes envolvendo vítimas, que são acompanhados com problemas na imagem e na credibilidade da sua empresa. O resultado? Prejuízos financeiros.
Com algumas medidas preventivas simples, você poderá reduzir significativamente os custos e os sustos com seus veículos.
É mais do que um software, é uma solução integrada para a automação dos processos e gestão das operações da sua empresa com excelente custo beneficio.
Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma visita.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação