Empresas que não estão cumprindo a lei do Pagamento Eletrônico do Frete (PEF) e emitindo devidamente o CIOT (Código identificador de operação de transporte), foram multadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
As multas foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira (17/01). O mesmo ocorreu em abril do ano passado.
As fiscalizações estão se tornando cada vez mais rotineiras e por isso fica o alerta, para as empresas de transporte.
Centenas de empresas estão na lista pelo descumprimento da Resolução 3.658 (CIOT) e 2.885 (Vale-Pedágio), de pequeno a grande porte.
Sendo que em alguns casos as multas ultrapassam R$ 90 mil, para uma única empresa.
Um ponto importante a se destacar são as datas retroativas, compreendo os de 2012 a 2016, ou seja, não são apenas as fiscalizações na estrada que podem gerar notificação.
Com o RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) ou a placa do veículo contratado, a ANTT pode cruzar estes dados a qualquer tempo e, não encontrando um CIOT para aquela operação é gerada a multa.
Para não passar por essas situações desagradáveis sua empresa pode contar com o Módulo TMS da Gestran.
Tenha as operações de transporte de forma mais integrada, controle os processos do transportador, áreas comerciais, operacionais, financeira e logística, além do custo de cada operação.
Com a integração do TMS com o ERP é possível emitir um CT-e ou NFS-e através do módulo financeiro, fiscal e contábil automaticamente.
Com o Módulo de Cargas e Serviços Efetue a Gestão das Operações de Transportes através do Módulo de Cargas e Serviço, controlando e acompanhando as operações utilizando frota própria ou subcontratada, emitindo documentos fiscais, auxiliares ou internos, integrando o faturamento das operações de cobrança e de pagamento de subcontratações e gerando dados de custeio para análise.
Conheça nossos outros serviços clicando aqui.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação