Em diversos momentos, empresas que lidam com frotas e transporte, encontram dificuldades em manter seu estoque de pneus organizados.
Além de misturarem pneus novos aos velhos, não há fiscalização para apontar quantas reformas ou consertos já foram efetuadas no pneu, e muito menos a previsão de quando ele deve voltar a restauração.
Para modificar este ambiente e aplicar uma rotina regrada à empresa, é indicado que seja realizada a implantação de um sistema de controle de pneus.
O controle de pneus corresponde à uma das principais atividades inerentes a gestão inteligente de frotas.
Por meio deste controle, você consegue compreender a localização dos pneus, determinar em qual momento será necessária a manutenção, e como está sendo o seu rendimento.
Este monitoramento é viável somente devido a coleta e agrupamento de informações precisas.
Para uma empresa que está ligada ao transporte rodoviário, medir constantemente o desgaste dos pneus é fundamental.
Os fabricantes determinam a quilometragem estimada para cada pneu percorrer antes que ocorra o consumo excessivo dele.
Cabe a empresa verificar se a utilização da peça está de acordo com este padrão.
Em caso de recapagens ou correções inesperadas durante o trajeto, é possível usar o controle de pneus para detectar exatamente quais são os motivos que levaram ao desgaste.
Seja por má condução do motorista ou mau uso dos pneus.
Você consegue fazer o controle de pneus por meio de tabelas no Excel ou de ferramentas gestão especializadas.
O tempo de vida do pneu é uma das informações mais importantes a ser analisada.
Sabemos que a recapagem é um processo que realiza a substituição da borracha da banda de rodagem, oferecendo sobrevidas ao pneu.
O recape é capaz de ser aplicado até seis vezes na mesma peça. Mas isto não significa que este procedimento deva obrigatoriamente ser praticado em múltiplas oportunidades.
O momento ideal para a recapagem pode ser verificado através do indicador de desgaste da banda de rodagem, o TWI (Tread Wear Indicator).
A recapagem acaba sendo a opção mais procurada na maioria das vezes devido ao menor custo.
O que deve ser diagnosticado é se o pneu, após os recapes, continua rendendo a quilometragem aproximada de uma peça nova.
Normalmente, um pneu tem potencial para ser reformado quatro vezes antes que seu aproveitamento caia determinantemente.
O impacto da banda de rodagem sobre o pneu vai além do seu rendimento.
Este componente é responsável principalmente pela segurança do automóvel durante o período em que ele estiver na estrada.
A banda de rodagem é a única área do pneu que está diretamente em contato com o asfalto.
Seu estado afeta as respostas do acelerador, do freio, e o direcionamento do veículo.
Há três componentes que formam a banda de rodagem:
Sulcos
Drenam a água do pneu para evitar deslizamentos e refrigeram a peça durante os momentos de uso.
Ranhuras
Ventilam o pneu para permitindo que a água escorra, gerando aderência e estabilidade.
Barras
Parte que fica em contato com o solo. Provoca tração e está ligada a capacidade de transporte do veículo.
A partir do controle de pneus é possível estabelecer parâmetros que ajudam a monitorar os pneus.
Em plataformas online, ao fazer o cadastro do pneu, é estipulado um limite de rodagem, seja por hora, milha ou quilômetro rodado.
Assim, o desgaste de cada pneu poderá ser verificado através do sistema de controle.
Manipulando corretamente os dados para que as ferramentas de gestão tragam informações precisas, o controle de pneus pode oferecer informações exatas que indicam o momento certo para a manutenção do pneu.
O sistema de Controle de Pneus desenvolvido pela Gestran emite sinais de alerta sempre que algum pneu atinge o limite.
Quando há alguém responsável por realizar esta análise de dados, os indicadores apresentados na plataforma podem agregar bons resultados aos negócios.
Os pneus podem representar o terceiro maior custo de uma empresa que está ligada ao transporte.
Quanto mais rápido for para identificar os problemas ou as dificuldades referentes a este assunto, menos dinheiro será gasto.
O controle de pneus facilita este reconhecimento e agiliza o planejamento das próximas ações a serem executadas para a otimização da frota.
Observar a trajetória dos pneus em tempo real permite o manuseio cuidadoso da peça, o que agrega longevidade a estes produtos.
Desempenhar o controle de pneus aperfeiçoa as tarefas do cotidiano e traz lucros à empresa.
Evita-se também desgastes indevidos. Você pode fazer o controle dos fornecedores de pneus, de qualidade da marca, e escolher àquela que melhor se adapta a realidade do veículo.
Com a adoção de um software de gestão, é possível agrupar rapidamente os dados em um único lugar. Organizando-os de maneira em que possam ser facilmente visualizados ou modificados.
Utilizar ferramentas para o controle de pneus já não é mais um diferencial para destacar uma empresa de suas concorrentes.
Organizar a gestão logística no que se refere a todos os processos ligados ao transporte é uma necessidade.
Efetuar o controle de pneus ajuda a construir frotas eficientes que atendam às demandas do mercado.
Sistemas especializados de gestão possuem a capacidade de reunir todas as informações referentes a pneus e aos próprios veículos.
Há ainda a vantagem da automatização dos processos. A maioria dos dados são atualizados espontaneamente ao longo do tempo.
Sem a ajuda da tecnologia, este procedimento teria que ser feito manualmente e certamente exigiria dobro do tempo para a execução da tarefa.
Sendo assim, ao lidar com as ferramentas adequadas, gestores e demais responsáveis pela frota vão poder averiguar facilmente o que está sendo feito de certo ou errado durante os trajetos percorridos.
A análise das características da frota também se torna mais ágil.
Desta maneira, é possível indicar quais são as marcas e tipos de pneus que estão sendo usados adequadamente e atendem às expectativas estipuladas pelos fabricantes.
As decisões dos gestores afetam o dia a dia e o futuro de uma empresa. Por isso, é fundamental que estas escolhas sejam feitas com base em dados consistentes.
Cuidado! A experiência faz inimigos nesta hora.
Por estar habituado com o cotidiano da empresa, você pode preferir ignorar o que os gráficos apontam e seguir pela intuição.
Embora essa solução pareça melhor e mais rápida, as consequências ruins atreladas à ela conseguem ser desastrosas.
É importante deixar os achismos de lado para considerar respostas mais assertivas que agreguem resultados positivos à frota.
O controle de pneus é capaz de otimizar os resultados financeiros da empresa de maneira descomplicada.
As decisões planejadas e bem estruturadas com certeza vão fazer com que todos percebam as notáveis evoluções na logística de transporte.
A Gestran oferece a ferramenta certa para a sua empresa facilmente aplicar o controle de pneus agora mesmo.
Acesse o software Gestran via computador, smartphone ou tablet e comece a gerenciar os pneus da sua frota em qualquer hora ou lugar.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação