Quais são as principais atribuições do gestor de frota, e como exercer esta função com eficiência é o assunto deste artigo. Leia até o fim e entenda como exercer a função de gestor de frotas com eficiência e de maneira brilhante para progredir muito em sua carreira.
O gestor de frota é responsável pelo gerenciamento dos veículos da empresa. Entre suas principais responsabilidades estão:
Gerenciar a frota de veículos inclui liderar a equipe de profissionais que irá atuar em todos os processos, desde tarefas mais cotidianas como a distribuição de tarefas de cada um, como organizar a escala dos atendimentos, e as rotas dos condutores.
É importante que o gestor de frota tenha capacidade para ouvir as demandas de seus colaboradores para desenvolver a melhor eficiência do trabalho em equipe.
Outra habilidade necessária ao gestor de frota é desenvolver planejamentos para ações de curto, médio e longo prazo. Focando em resultados positivos para a empresa, um bom planejamento é uma das funções mais importantes que irão nortear todas as ações dos colaboradores.
Sem dúvida, esta é a ação de maior responsabilidade do gestor de frota.
Realizar um levantamento minucioso de custos operacionais como combustível, manutenção dos veículos, recursos para multas e salários dos colaboradores são as principais etapas de seu planejamento.
É importante que o gestor conte com ferramentas inteligentes que contribuam para o seu desempenho cotidiano.
Para um bom desempenho a respeito de rotas, é importante que o gestor tenha conhecimento das rotas mais frequentes, criando estratégias de caminhos seguros, rápidos e econômicos, poupando tempo, desgaste dos veículos e dos condutores.
Outra atribuição importante a respeito do controle de rotas é poder dar um melhor posicionamento aos seus clientes sobre o andamento de suas mercadorias e previsão de entrega.
É imprescindível que o gestor de frota conte com ferramentas de tecnologia que auxiliem em todos os processos de transportes. O uso do GPS deve ser fundamental para pesquisar trajetos alternativos, controlar melhor a jornada dos motoristas, evitando horas extras não planejadas, bem como auxiliar rapidamente em eventuais acidentes.
Certificar-se de que todos os trâmites ocorram dentro da lei é uma das funções de mais eficiência do gestor de frotas, pois o contrário acarretaria em perda de tempo, gastos desnecessários e insatisfação dos clientes.
Manter a documentação dos veículos em dia, como IPVA, multas e seguros, assim como a documentação dos motoristas como a CNH em dia facilitará muito na concretização do planejamento inicial.
A Plataforma de Gestão de Frota da Gestran foi desenvolvida a partir dos processos e necessidades das transportadoras e gestores de frota, removendo burocracia desnecessária, simplificando e automatizando os processos de gestão da frota, entre eles; combustível, pneus, manutenção e despesas.
A Plataforma conta com uma equipe de profissionais qualificada, que está pronta para oferecer a assessoria que a sua empresa precisa para focar na simplificação e otimização dos processos superando os desafios do dia a dia.
Com isso, a plataforma da Gestran traz todo o suporte para você gestor, exercer a função com eficiência. Acesse aqui e agende uma demonstração.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação