Quem é Frank Bird Jr.?
Frank Bird Jr. criou a Pirâmide de Frank Bird para melhorar programas de segurança do trabalho. Nesse post da Gestran, conheça todas as dicas para você, gestor, identificar falhas nos processos da sua frota que podem prejudicar a segurança da frota e a segurança no trânsito, utilizando o incrível método da Pirâmide de Frank Bird aplicado à gestão de frotas!
Em sua experiência como gestor de frota, você já ouviu falar sobre a Pirâmide de Bird? A Pirâmide de Bird desempenha um papel importante para a segurança no trabalho.
Neste conteúdo, você vai descobrir como o Engenheiro e Gestor de Programas de Saúde e Segurança no Trabalho, Frank Bird Jr., criou a Pirâmide de Bird para mensurar os riscos dentro das empresas.
Atualmente, a Pirâmide de Bird está presente em empresas de diversos setores e certamente trará impactos positivos para a gestão da sua frota!
Frank Bird Jr. criou a Pirâmide de Bird na década de 1960, nos EUA. Seu estudo avaliou cerca de 2 milhões de acidentes em 297 empresas.
O objetivo da Pirâmide de Bird é auxiliar os gestores na criação de melhores condições de trabalho por meio de segurança.
Isso contribui para a redução de processos judiciais e outros danos à empresa e seus colaboradores.
A ocorrência de acidentes envolvendo veículos de frota oferece um risco maior à segurança no trânsito, devido ao porte desses veículos.
Assim, a Pirâmide de Frank Bird aplicada à gestão de frotas é uma excelente metodologia para identificar os riscos a que sua frota está exposta. Dessa forma, é possível desenvolver ações preventivas com os motoristas e colaboradores da transportadora.
Com a implementação da Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas, sua empresa poderá diminuir acidentes de trabalho e contribuir para maior segurança no trânsito!
Para identificar a proporção de acidentes que ocorrem na sua frota, é necessário realizar um cálculo específico, levando em consideração as características da sua empresa.
Com uma plataforma de gestão de frotas, será possível reconhecer padrões e identificar o que está afetando a segurança da frota.
Segundo a teoria de Frank Bird, os eventos graves são mais raros, mas surgem devido à ocorrência de incidentes e "quase acidentes" durante as operações diárias.
Realizar a gestão de frotas e motoristas não é tarefa simples. Como visto, a Pirâmide de Frank Bird sugere que acidentes de trabalho decorrem de uma sequência de eventos. É papel do gestor de frotas ensinar isso aos motoristas.
Será necessário estabelecer parâmetros de tolerância para os riscos recorrentes na rotina da frota, além de criar uma estratégia de segurança focada nas peculiaridades da operação.
Para implementar a Pirâmide de Bird de forma eficaz, é necessário realizar uma análise profunda dos dados da frota.
Atualmente, gestores de frota estão investindo em ferramentas inteligentes que auxiliam nesse processo de análise de dados.
Transportadoras que utilizam a análise de dados concretos na gestão de frotas conseguem implementar melhorias em seus processos, resultando em impactos positivos na segurança da frota e do trânsito.
Com a implementação da Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas, sua empresa poderá reduzir a frequência de ocorrências que, inicialmente, podem parecer pequenas, mas que, no futuro, podem gerar graves consequências para a segurança da frota.
O objetivo é aumentar a produtividade e eficiência da frota, reduzindo riscos e contribuindo para uma gestão mais segura e eficaz.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação