Atualmente, os caminhões saem das montadoras com acessórios que visam o conforto, a segurança e melhor desempenho. O defletor de ar, também conhecido como aerofólio, é um destes itens.
No primeiro olhar, parece algo estético, mas trata-se de uma peça importante, que influencia no consumo de combustível do caminhão.
O defletor fica posicionado acima da cabine, cumprindo um papel essencial para o funcionamento e economia de combustível dos caminhões. Ele contribui para melhorar a aerodinâmica do veículo ao diminuir a resistência do ar entre a cabine e a carreta. Assim, a peça dá estabilidade, segurança e, é claro, economia de combustível e menor desgaste dos pneus.
Mas, para que todos estes benefícios sejam garantidos, é preciso que o defletor de ar seja ajustado corretamente sempre que houver a troca de carretas. Caso contrário, efeitos negativos surgiram, como até mesmo aumento no consumo de combustível, encarecendo os custos do frete.
O defletor rompe a resistência do ar e, como resultado, evita que o ar passe pela cabine, aplicando força contrária à direção do movimento do caminhão.
Quando o motorista está dentro do caminhão, não percebe essa força aplicada. Mas, se a força está agindo sobre o caminhão, acaba exigindo maior aceleração, combustível e gasto dos pneus.
Os defletores de ar, se ajustados corretamente, podem representar uma economia inteligente em sua frota. Não só em combustível, mas na vida útil das peças e de seus pneus.
Entender e controlar sua frota é essencial para que você e sua carga cheguem ao destino com segurança e economia.
Você utiliza o defletor de ar em seu caminhão? Conte mais sobre esta experiência para nós através dos comentários!
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação