A partir de 2012, o ARLA 32, bem como o sistema SCR (Sistema Redutor Catalítico) , passaram a ser obrigatórios em todos os veículos pesados fabricados no Brasil (caminhões, ônibus e veículos off road), o principal objetivo é reduzir poluentes e oferecer aos veículos um sistema de transporte mais correto e sustentável.
Todos os caminhões fabricados a partir de 2012 no país, têm em seu painel indicadores mostrando a necessidade de abastecimento do Arla, devido aos sensores que medem as emissões de gases dos veículos.
A substância é composta por 67,5% de água e 32,5% de ureia técnica, ou seja, produzida em laboratório.
Sendo a ureia responsável por transformar a reação química para quebrar os óxidos de nitrogênio, assim transformando-os em água e nitrogênio.
Desta forma, podendo evitar em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio e outros poluentes para a atmosfera, assim prevenindo e evitando diversas doenças respiratórias.
O ARLA 32 é a sigla para “Agente Redutor Líquido Automotivo” e sua principal função é reduzir a emissão de poluentes transformando óxidos de nitrogênio, altamente poluentes em nitrogênio e água, que são materiais não nocivos, através da reação química com ureia, como já vimos em nosso outro post sobre a Arla.
Qual o valor do Arla?
Um galão de 20l de Arla 32 está custando atualmente em torno de R$100, além de postos de combustível, pode ser comprado em distribuidoras e e-commerces.
Geralmente, a substância tem rendimento de 5% no caminhão, assim para cada 20 litros de diesel, 1 litro do Arla 32 será consumido.
Sempre é de extrema importância verificar se o produto possui selo do Inmetro e se está de acordo com o ISO 22241-1.
O uso de ARLA 32 adulterado eleva o nível de emissão de NOx dos motores diesel em até 5 vezes, sendo crime ambiental.
A presença de impurezas na ureia ou água, pode gerar formação de depósitos nos injetores e nos catalisadores do veículo, assim impedindo o funcionamento correto do SCR, consequentemente causando problemas irreversíveis no veículo.
Além disso, a utilização do Arla 32 adulterado pode gerar multa entre R$ 500 e R$ 10 mil, dependendo da gravidade do fato.
Como é realizada a fiscalização do Arla 32?
Através do refratômetro, a pureza da uréia e da água é feita utilizando uma solução de Negro de Eriocromo-T, que inserida a uma amostra da solução de ARLA 32 torna-se azul, se estiver dentro das especificações, ou vermelha, caso esteja adulterada.
A pureza da solução é o mais importante, para a fiscalização ficará estabelecida que a ureia esteja entre 30% a 35% na substância.
Os veículos da fase P7 também precisam utilizar o Arla 32?
O Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) entrou em vigor em janeiro de 2012, a legislação é similar à europeia Euro 5.
Esses veículos que foram projetados com o sistema SCR precisam utilizar o ARLA 32.
Caso contrário, os veículos podem ser autuados por infração ambiental com base nos Arts. 68 e 71 do Decreto Federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008.
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Última atualização: 15/07/2022
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