Como prolongar a vida útil dos pneus para caminhão. Um ponto importantíssimo na gestão de uma empresa é a atenção e o cuidado com a durabilidade dos insumos, através de práticas que resultem em melhor uso e maior vida útil.
Em se tratando de empresas de transporte, os pneus são especialmente importantes, devido ao seu custo e ao risco que correm os motoristas quando não estão em boas condições.
Neste texto mostraremos práticas que ajudam a aumentar a durabilidade dos pneus de sua frota. Confira a seguir.
Existem diversas marcas, modelos e especificações disponíveis no mercado, e em alguns casos, a intenção de economizar em pneus mais baratos pode acarretar maiores prejuízos.
Ao escolher os pneus adequados para a carga do caminhão e tração do motor, você garante que estes não serão sobrecarregados, causando deformações e avarias.
As especificações corretas estão disponíveis no manual do proprietário, com os trajetos, bandas e posições de eixos recomendados para cada veículo. Dessa forma você terá o melhor desempenho dos pneus, em seus lugares apropriados.
Considerado um procedimento básico, a calibragem dos pneus garante que a superfície do pneu que toca o solo esteja de acordo com a especificação do fabricante. Isso evita desgaste irregular entre os pneus ou entre partes do mesmo pneus.
Para garantir uma rodagem ótima, calibre os pneus de sua frota a cada 15 dias, segundo as orientações do fabricante e sempre com pneus frios. Mantendo a pressão correta dos pneus, haverá menos gasto de combustível, maior duração dos pneus e principalmente mais segurança no trajeto.
Muito mais interessante que sofrer imprevistos que deixem veículos parados na oficina ou até mesmo levem a acidentes, é acompanhar e agendar manutenções.
Realizar balanceamento, alinhamento, rodízio e limpeza são só alguns exemplos de como uma boa prevenção pode economizar muito tempo e recursos.
Com o uso de softwares de gestão, você consegue registrar as datas de cada procedimento, além de emitir alertas para as próximas datas, evitando assim veículos parados de surpresa.
Durante as rotas e trajetos, a postura do motorista determina muito a durabilidade e vida útil dos pneus. Frenagens bruscas, falta de cuidado com buracos nas vias e excesso de velocidade são atitudes que causam maior desgaste dos pneus.
É importante manter os condutores bem treinados e preparados para dirigir de forma defensiva, consciente e responsável, evitando assim avarias e acidentes.
Através da telemetria e dos indicadores gerados pelo sistema, o gestor é capaz de avaliar a qualidade e eficiência na condução de cada motorista, auxiliando-o na identificação e solução de falhas e problemas de direção.
Essas são as atitudes e práticas recomendadas para que sua empresa faça o melhor uso possível dos pneus. Conte com as soluções Gestran para facilitar e integrar ainda mais a gestão de sua empresa.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação