Aprender a ler um pneu exige atenção! São tantos números, códigos e letras que muitos gestores de frota e motoristas podem se confundir sobre o significado de cada item.
Mas fique tranquilo: vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a leitura das informações dos pneus.
Para realizar o controle dos pneus da sua frota de forma adequada, é importante que eles tenham uma identificação para facilitar o controle do patrimônio da empresa.
O número de fogo nada mais é do que uma marcação feita no pneu com ferro quente.
Ele deve ser gravado na área com o texto "Brand Tire Here" (em português, "Marque o pneu aqui").
Geralmente, essas indicações vêm acompanhadas da logomarca ou das iniciais da empresa para evitar falsificações ou trocas por pneus de outra marca quando a peça estiver em manutenção ou recapagem.
As três letras DOT significam "Department of Transportation". Elas indicam que os pneus estão regulamentados conforme as normas do Departamento de Transportes dos EUA.
Após o DOT, vêm as letras que representam a fábrica onde a peça foi produzida.
Logo após o DOT e as letras da origem de fábrica, encontram-se quatro números que representam a data de fabricação do pneu – a maioria tem validade de cinco anos a partir da data de fabricação.
Os dois primeiros números indicam a semana e os dois últimos o ano.
Por exemplo, o número 1924 indica que o pneu foi fabricado na 19ª semana de 2024. Neste caso, a validade do pneu encerra na 19ª semana (maio) de 2029.
A relação entre altura e largura do pneu é expressa em porcentagem.
As marcações /50, /60, /70 mostram que a altura do pneu equivale a uma determinada porcentagem da largura.
Por exemplo, a inscrição 250/50 R16 indica que a altura do pneu tem 50% da largura e que o diâmetro da roda é de 16 polegadas.
Os pneus com a marcação "R" na lateral possuem um alinhamento radial das cordas internas.
Essa configuração proporciona maior resistência em altas velocidades, melhor aderência e mais conforto na condução.
O diâmetro de um pneu é medido em polegadas e corresponde à medida entre as extremidades internas. Cada polegada tem 25,4 mm.
Por exemplo, um pneu com o número 15 tem um diâmetro de 381 mm. As medidas mais comuns variam entre 10 e 22,5 polegadas.
Os sulcos dos pneus são canais esculpidos na banda de rodagem, que é a parte da borracha em contato com a pista.
Em dias de chuva, a água entra pelos sulcos e é expelida, mantendo a estabilidade e segurança do veículo.
A temperatura é avaliada em testes de laboratório que simulam diferentes condições de rodagem. Ela é expressa pelas letras A, B e C, sendo A o índice mais alto.
O traction indica a aderência do pneu em pistas molhadas e é medido durante frenagens em linha reta. Os índices vão de A (mais alto) a C (mais baixo).
Os pneus direcionais têm um desenho padrão na banda de rodagem que permite que eles rodem em apenas uma direção, o que melhora o desempenho em situações específicas.
Os pneus aprovados pelo Inmetro garantem um padrão mínimo de desempenho e segurança.
O índice de carga indica o peso máximo que o pneu pode suportar. A tabela de índice de carga relaciona o número à capacidade máxima de peso em quilogramas (kg).
Por exemplo, um pneu com índice de carga 70 não pode suportar mais do que 335 kg.
O índice de velocidade indica a velocidade máxima que o pneu pode rodar com segurança. Os valores são expressos por letras e cada letra corresponde a uma velocidade máxima permitida.
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