Na compra dos pneus é muito comum pensarmos primeiramente no valor, marcas ou especificações técnicas. Mas esquecemos que, após a compra, existem diversos procedimentos a serem tomados para potencializar a durabilidade e aumentar a vida útil dos pneus, tornando os veículos mais seguros.
Descuidar da calibragem pode trazer consequências para a vida útil dos pneus e para a segurança do motorista. Com baixa pressão, o pneu acaba trabalhando mais quente e acelerando o desgaste geral. Como fica mais vazio que o ideal, a área de contato com o solo é aumentada, causando desgaste nos ombros do pneu e perda de estabilidade nas curvas. A calibragem abaixo do recomendado também apresenta maior resistência de rolamento, deixando a direção pesada e consumindo mais combustível.
Já a calibragem acima do padrão indicado gera um desgaste maior no centro de rodagem, também podendo causar perda de estabilidade nas curvas, já que a área de contato com o solo diminui. A pressão dos pneus é alterada por diversos fatores como pequenas perfurações, escape natural do ar ou até mesmo pela queda de temperatura do ambiente.
O recomendado é que a calibragem dos pneus seja feita a cada quinze dias ou antes de longas viagens.
Uma das formas para verificar o desgaste dos pneus é através da profundidade dos sulcos. Se ela está abaixo da medida recomendada, o pneu é considerado careca, podendo trazer riscos de segurança, além de ser irregular. Os pneus possuem ressaltos na base dos sulcos, indicando o limite de segurança, assim o motorista que não possua um medidor, pode verificar e acompanhar para saber se está no momento certo de comprar pneus novos.
Claro que só cuidar dos pneus não é a solução dos problemas. Vários outros componentes podem interferir na durabilidade dos pneus, causando o desgaste e a insegurança. Por isso, é necessário sempre estar atento à situação dos amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas.
O alinhamento é de extrema importância para que os pneus sofram menos desgaste. O veículo deve ser alinhado sempre que sofrer algum tipo de impacto na suspensão, a cada troca de pneus, sinais de trepidação das rodas dianteiras, vibração ou até mesmo enrijecimento do volante. Se o veículo estiver puxando para um lado, se houver algum desgaste excessivo na área do outro ou escamas na banda de rodagem, é recomendado fazer o alinhamento.
Além do alinhamento do veículo, fazer regularmente o balanceamento das rodas, também aumenta a vida útil dos pneus. Fique sempre atento a desgastes irregulares, sinais de vibração, perda de tração, estabilidade ou até mesmo algum desconforto ao dirigir. Esses podem ser alguns sintomas que seu carro pode estar desbalanceado. A recomendação média é que esse balanceamento seja feito a cada 10.000 km rodados.
Não é porque os pneus não estão em uso que também não precisam de cuidados especiais de manutenção. Uma das recomendações de segurança é que o armazenamento seja feito longe de locais de chamas ou objetos que provocam faíscas ou descargas elétricas. Zonas arejadas, secas e longe da incidência direta do sol ou chuva são recomendadas. Metais e madeiras pontiagudas também deve ser mantidas longe de onde os pneus são armazenados e se possível utilize sempre luvas de proteção.
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