Os pneus são uma das partes mais importantes para manter a segurança da frota. Mesmo assim, é comum que a revisão dos itens não seja feita com tanto cuidado e sofra com alguns deslizes. Para que a sua transportadora não passe por isso, listamos os 6 principais erros cometidos na manutenção de pneus de caminhão.
A compra e recapagem de pneus não é algo barato, o que faz com que muitos gestores arranjem soluções perigosas.
Contudo, comprar peças de qualidade inferior e a falta de manutenção periódica podem acarretar altas despesas desnecessárias.
Além de comprometer a conservação do caminhão e a segurança do condutor.
Pneus com profundidade de sulcos inferior a 1,6 mm são considerados inadequados para uso, conforme a legislação de trânsito brasileira.
Circular com pneus nesse estado não só aumenta o risco de acidentes, devido à menor aderência e eficácia de frenagem, mas também constitui uma infração de trânsito. De acordo com o artigo 230, inciso IX, do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo com equipamento ou acessório proibido, ou com defeito, diminuindo a segurança ou desrespeitando as normas, é uma infração grave, penalizada com multa e acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O alinhamento e o balanceamento servem para corrigir a perda de tração e estabilidade.
Quando estes procedimentos não são feitos, os pneus ficam com um desgaste irregular.
Isso faz com que seu tempo de vida útil seja reduzido pela metade.
O ideal é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros.
Ou quando é trocado algum pneu ou componente de suspensão do caminhão.
Porém, se o condutor começar a sentir a direção pesada, vibrando ou puxando para um lado, deve comunicar o seu gestor e procurar realizar o procedimento.
O rodízio consiste em trocar os pneus da frente pelos de trás.
Isso faz com que os itens sejam desgastados da mesma forma e compensem a diferença.
O processo permite aumentar a durabilidade dos pneus e manter a estabilidade nas curvas e frenagens.
A calibragem errada dos pneus desgasta mais rapidamente o item.
Fazendo com que a transportadora tenha que arcar com novas peças ou recapagem antes do tempo.
Para não correr riscos, é importante que cada veículo siga a calibragem recomendada no manual.
Vale ressaltar que a calibragem não é a mesma para pneus dianteiros e traseiros, assim como quando o caminhão está vazio ou lotado.
A pressão nas peças deve ser verificada toda vez que o veículo for pegar a estrada.
Também é importante que o estepe esteja devidamente calibrado.
Para este item é interessante colocar uma pressão maior, pois aos poucos ele vai se esvaziando.
Usar um Controle de Pneus melhora a produtividade e reduz os custos dentro de uma transportadora, contribuindo com a manutenção dos itens.
O Controle de Pneus da Gestran, por exemplo, oferece ao gestor de frota o controle total sobre o rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento e a calibragem ideal para cada uma das rodas.
Tudo isso é feito a partir do cadastro dos pneus.
Nele, você insere fabricante, modelo, vida atual, possibilitando que a plataforma forneça dados importantes, entre eles custo por km rodado e as marcas mais duráveis.
Os 6 erros apresentados na manutenção de pneus de caminhão podem ser facilmente resolvidos dentro de uma transportadora.
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