Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Roteirização: Melhor preço & Melhor rota?

Roteirização: Melhor preço & Melhor rota?

Comparação de preços e rotas com postos mais baratos são fundamentais na gestão de combustível, Roteirização: Melhor preço & Melhor rota? Sistemas e plataformas automáticos são aliados do gestor de frotas na hora de buscar os melhores preços de combustíveis. 

Não é novidade que temos no Brasil um dos combustíveis mais caros do mundo. E com os aumentos constantes – o diesel teve uma variação de 28% no seu preço apenas nos primeiros oito meses de 2021, segundo o Dieese/FUP (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos/Federação Única dos Petroleiros) –, é preciso cada vez mais que empresas do setor de transporte e cargas tracem estratégias que busquem melhores preços na aquisição de combustíveis. 

Roteirização: Melhor preço & Melhor rota?, Roteirização: Melhor preço & Melhor rota?, Gestran

Roteirização: Melhor preço & Melhor rota?

Estima-se que cerca de 40% do valor do frete esteja diretamente relacionado ao preço do combustível. Ou seja, quanto maior a economia na compra de diesel, mais competitivo passa a ser o preço do frete da transportadora, o que certamente garante mais negócios. 

Sempre pesquise os melhores preços 

Não existe forma mais acertada de encontrar melhores preços de combustível do que realizando uma boa e minuciosa pesquisa. 

Porém, com a quantidade de fornecedores de combustível e tantas outras variáveis, como confiabilidade e qualidade do diesel, procedência e até mesmo conveniência, a pesquisa deve ser feita com o auxílio de ferramentas tecnológicas que permitam o cruzamento de dados e mostrem ao gestor de frotas qual é a melhor estratégia na hora de realizar uma compra ou escolher os melhores postos para abastecimento em rota. 

Marketplace de combustível 

Como a oferta e a procura podem muitas vezes não atender da melhor maneira a transportadora, ter em mãos uma ferramenta que permita esse cruzamento de dados com base em vários aspectos é fator preponderante para o melhor negócio na compra de combustível. 

A CombuMarket, por exemplo, criou o primeiro marketplace de compra e venda de combustíveis para o setor de cargas no Brasil. Um dos objetivos é oferecer às empresas uma plataforma digital que indique o melhor preço, com segurança, praticidade e transparência. 

Para isso ocorrer, o sistema, a partir de tecnologias como Business Intelligence e Inteligência Artificial, cruza uma série de informações, como o tipo de diesel desejado (BS10 ou BS500), a quantidade, o estado e cidade onde se encontra a transportadora e o tipo de frete, para daí selecionar os “candidatos ótimos” e alavancar a possibilidade de negócio entre a transportadora e o fornecedor de combustível. 

É possível fazer uma simulação e ter uma prévia de como o sistema funciona. 

Roteirização de postos de combustíveis 

Na grande maioria das vezes, não é possível que um veículo faça o trajeto de transporte com apenas um tanque de combustível, o que implica em abastecimento na estrada. 

No entanto, sistemas inteligentes também são fundamentais para esse tipo de situação. O segredo está em oferecer ao motorista rotas “otimizadas” onde ele possa encontrar postos parceiros e que ofereçam melhores preços de diesel. 

A Gestran, empresa que desenvolve sistemas automatizados para gestão de cargas, tem essa funcionalidade no seu módulo Gestão de Combustível. A empresa, que tem parceria também com a CombuMarket, através de sistemas integrados com GPS e cruzamento de dados automatizados, fornece ao motorista possibilidades de postos com melhores preços e, claro, confiabilidade de combustível. 

Como o sistema trabalha com muitas camadas de dados, é levado em conta, inclusive, se a rota não irá impactar em um maior gasto de combustível, média do veículo de acordo com a faixa de peso e de preço do abastecimento com preço do posto credenciado, buscando sempre pela solução “ótima”. 

Também é possível realizar uma simulação e obter mais informações sobre as vantagens de sistemas automatizados na gestão de combustível aqui.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x