Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Economia através de sistema de combustível: verdade ou mito?

Economia através de sistema de combustível: verdade ou mito?

Não é novidade que o Brasil tem um dos combustíveis mais caros do mundo. Para se ter uma ideia, a partir de dados fornecidos pela Petrobras, o diesel teve um aumento de cerca de 25% nos últimos três anos, chegando a custar em média R$ 4,70 nos postos de combustíveis em meados de 2021. Mas afinal economia através de sistema de combustível: verdade ou mito?

Os constantes reajustes tornam-se um desafio aos gestores de frotas de caminhão, que precisam buscar soluções para minimizar os prejuízos com a alta do diesel. Muitas empresas têm apostado em sistemas inteligentes e plataformas tecnológicas para a gestão dos combustíveis da frota. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: é verdade ou mito que esses sistemas podem gerar economias reais?

Economia através de sistema de combustível: verdade ou mito?, Economia através de sistema de combustível: verdade ou mito?, Gestran

Economia através de sistema de combustível: verdade ou mito?

Além do consumo médio

A verdade é que um bom sistema de gestão de combustível pode sim gerar economias substanciais às empresas de transporte. Muito além da simples computação do “consumo médio” por veículo, esses sistemas podem ajudar o gestor a traçar as melhores estratégias a partir do monitoramento remoto de todos os processos que envolvem a questão de combustível na frota.

Visão ampla da operação

Uma ferramenta munida de Inteligência Artificial e Business Intelligence permite um controle de custos muito mais eficiente das operações, deixando claro todos os valores e custos relacionados ao abastecimento. Dessa forma, o gestor pode ter um panorama completo sobre o consumo médio de cada um dos veículos da frota, validação de litros abastecidos com capacidade do tanque, da média do veículo, de acordo com a faixa de peso.

Melhores preços

Outra vantagem de um sistema de gestão de combustível é a busca por melhores preços e postos na hora de negociar o preço do diesel, levando-se em conta, inclusive, as principais rotas utilizadas pela frota. A Gestran, por exemplo, empresa que desenvolve esse tipo de tecnologia, fechou recentemente uma parceria com a Combumarket, primeiro marketplace de combustíveis do Brasil, que certamente irá oferecer aos seus clientes muitos atrativos e economia na hora de otimizar a compra de combustível.

Gestão de desempenho

Monitorar o desempenho do veículo e, também, dos motoristas, seja para identificar possíveis falhas mecânicas ou comportamentos que geram aumento no consumo, pode ser facilmente realizado com um sistema inteligente de gestão. Se um motorista tem uma forma de condução que leva a um consumo maior, é possível que a empresa possa oferecer treinamentos e técnicas que melhorem a performance desse profissional, ou mesmo oferecer bonificações para motoristas com desempenho mais econômico, o que incentiva uma condução mais adequada.

Com todas as informações acima, o gestor da transportadora saberá quanto irá poupar dentro do seu planejamento trimestral, semestral ou anual e, assim, terá uma real noção sobre o retorno de cada investimento dentro da operação.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x