Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Entenda como exercer a função de gestor de frota com eficiência

Entenda como exercer a função de gestor de frotas com eficiência

Quais são as principais atribuições do gestor de frota, e como exercer esta função com eficiência é o assunto deste artigo. Leia até o fim e entenda como exercer a função de gestor de frotas com eficiência e de maneira brilhante para progredir muito em sua carreira.   

Entenda como exercer a função de gestor de frotas com eficiência

O gestor de frota é responsável pelo gerenciamento dos veículos da empresa. Entre suas principais responsabilidades estão:

  • Gerenciamento da Equipe:

Gerenciar a frota de veículos inclui liderar a equipe de profissionais que irá atuar em todos os processos, desde tarefas mais cotidianas como a distribuição de tarefas de cada um, como organizar a escala dos atendimentos, e as rotas dos condutores. 

É importante que o gestor de frota tenha capacidade para ouvir as demandas de seus colaboradores para desenvolver a melhor eficiência do trabalho em equipe. 

  • Planejamento de Ações:

Outra habilidade necessária ao gestor de frota é desenvolver planejamentos para ações de curto, médio e longo prazo. Focando em resultados positivos para a empresa, um bom planejamento é uma das funções mais importantes que irão nortear todas as ações dos colaboradores. 

  • Gerenciamento Financeiro:

Sem dúvida, esta é a ação de maior responsabilidade do gestor de frota. 

Realizar um levantamento minucioso de custos operacionais como combustível, manutenção dos veículos, recursos para multas e salários dos colaboradores são as principais etapas de seu planejamento.

É importante que o gestor conte com ferramentas inteligentes que contribuam para o seu desempenho cotidiano.

  • Controle de Rotas:

Para um bom desempenho a respeito de rotas, é importante que o gestor tenha conhecimento das rotas mais frequentes, criando estratégias de caminhos seguros, rápidos e econômicos, poupando tempo, desgaste dos veículos e dos condutores.  

Outra atribuição importante a respeito do controle de rotas é poder dar um melhor posicionamento aos seus clientes sobre o andamento de suas mercadorias e previsão de entrega. 

  • Uso de GPS:

É imprescindível que o gestor de frota conte com ferramentas de tecnologia que auxiliem em todos os processos de transportes. O uso do GPS deve ser fundamental para pesquisar trajetos alternativos, controlar melhor a  jornada dos motoristas, evitando horas extras não planejadas, bem como auxiliar rapidamente em eventuais acidentes. 

  • Controle da Legislação:

Certificar-se de que todos os trâmites ocorram dentro da lei é uma das funções de mais eficiência do gestor de frotas, pois o contrário acarretaria em perda de tempo, gastos desnecessários e  insatisfação dos clientes. 

Manter a documentação dos veículos em dia, como IPVA, multas e seguros, assim como a documentação dos motoristas como a CNH em dia facilitará muito na concretização do planejamento inicial.  

Sobre a Plataforma de Gestão de Frota da Gestran

A Plataforma de Gestão de Frota da Gestran foi desenvolvida a partir dos processos e necessidades das transportadoras e gestores de frota, removendo burocracia desnecessária, simplificando e automatizando os processos de gestão da frota, entre eles; combustível, pneus, manutenção e despesas. 

A Plataforma conta com uma equipe de profissionais qualificada, que está pronta para oferecer a assessoria que a sua empresa precisa para focar na simplificação e otimização dos processos superando os desafios do dia a dia.

Com isso, a plataforma da Gestran traz todo o suporte para você gestor, exercer a função com eficiência. Acesse aqui e agende uma demonstração.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x