Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

As principais decisões do gestor de frota

As principais decisões do gestor de frota

Quais são as principais decisões do gestor de frota? Sabemos que muitas vezes as decisões do gestor de frotas acabam envolvendo a missão de garantir a flexibilidade e aumentar o desempenho da sua operação.

Tantas responsabilidades envolvem administrar os custos para se manter dentro do orçamento. Nós sabemos que para este desafio, é necessário o profissional conhecer profundamente o ramo da empresa. 

Logo, é possível perceber que são muitas as decisões que dependem do gestor de frotas, continue a leitura e veja abaixo as que consideramos como as principais e informações importantes que podem ajudar nestes momentos decisivos.

Ajustar a frota aos serviços prestados

Uma escolha que está entre as principais decisões do gestor é sobre os tipos e modelos  de veículo que irá compor a sua frota.

Nesta escolha, deve-se ter critérios técnicos, observando características do que é ofertado no mercado com as atividades desenvolvidas na empresa.

Para isso é preciso levantar algumas informações como:

  • O percurso será em zona urbana, rural ou mista?
  • Qual atividade os veículos vão executar?
  • O percurso é em estrada plana ou possui declives/aclives acentuados?
  • Serão transportados passageiros? Quantos?
  • Será transportada cargas? Qual o tipo, volume e peso?
  • Qual será a intensidade de uso?

Existem outras características que também são essenciais a serem observadas como, a tração, que precisa ser adequada às situações de pavimento em que o veículo irá transitar, e também ao motor que tem que ser escolhido de acordo com a intensidade do uso. 

Concluímos então que para escolher tipos de veículos, é preciso considerar critérios de custos como, vida útil, assistência técnica e padronização.

Determinar corretamente a quantidade de veículos

Neste item é necessário determinar a quantidade certa de veículos para atender a necessidade de transporte da empresa. Normalmente estas previsões vão se basear em dados e a experiência profissional do gestor de frotas envolvido. 

É preciso entender que nas empresas que têm o transporte como atividade, a demanda será em função do mercado. Já nas organizações que têm o transporte como apoio, a demanda é delimitada pelas necessidades das áreas fim.

A tecnologia também é uma grande aliada, oferecendo soluções que auxiliam nessas complexas decisões do gestor.

Com uma plataforma de gestão de frota, por exemplo, você pode encontrar indicadores em tempo real que facilitam os trâmites internos.

Decisões do gestor de frota

Entendemos que alguns gastos com a frota estão diretamente ligados à forma com que os condutores dirigem os veículos. Isso pode impactar em combustível desperdiçado, multas, manutenção e principalmente a ocorrência de acidentes de trânsito, que podem ser evitados se os motoristas praticarem uma condução segura e econômica. 

Entenda três decisões do gestor de frotas que serão essenciais para gerar bons resultados para a operação: 

1 – Fornecer treinamento e acompanhar os condutores focando em segurança, redução de custos e o aumento da disponibilidade dos veículos

2- Investir em tecnologias que possam dispor de indicadores de desempenho confiáveis, permitindo uma perspectiva geral e clara de onde a organização precisa melhorar as operações. 

3 – Implantar uma política de frotas bem estruturada, para criar uma padronização e otimização de processos onde todos os funcionários terão conhecimento das melhores práticas defendidas pela empresa.

Confira nossos próximos conteúdos e fique por dentro de novidades e dicas para a gestão de frota.

E você, já conhece a plataforma da Gestran? Totalmente automatizada você pode dar adeus às planilhas. Otimize seu tempo, agende uma demonstração.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x