Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Como ter um controle Pneus na sua frota?

Como ter um controle Pneus na sua frota?

Como ter um controle Pneus na sua frota? Sabemos que umas das preocupações do gestor de frota é o controle de pneus e a Gestran separou este conteúdo para ajudar no entendimento desse assunto de grande relevância.

Existem vários desafios na rotina de trabalho de um gestor de frota. É preciso acompanhar as novidades do mercado e adotar uma estratégia que reduz custos e mantém a qualidade do serviço.

O controle de pneus da frota é uma questão importante nessas horas. Em algumas situações, é bem comum que muitos profissionais não dediquem a devida importância para esta atividade e acabam não alcançando os resultados que desejam com a sua frota.

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção diz que 18,7% dos custos operacionais de uma frota estão relacionados ao consumo de pneus.

Por causa disso, você deve realizar um bom controle de pneus da frota. Este artigo vai ajudá-lo com algumas dicas sobre o assunto. Confira a seguir!

Para ter um controle Pneus na sua frota, é preciso fazer o cadastro de cada pneu

O fato de não ter o controle dessas informações, é possível tomar decisões equivocadas e que não condizem com a realidade do negócio.

Para realizar uma boa gestão dos pneus da sua frota você precisa ter um cadastro com todas as informações de cada pneu, exemplo:

  • cadastro do chassi;
  • modelo;
  • desenho e marca;
  • dimensões;
  • motivo da retirada;
  • número de identificação;
  • chassi base.

.Ao ter controle dessas informações, você aprimora a sua visão operacional e consegue apontar problemas com mais facilidade.

Fazer rodízio

Segundo uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal cerca de 20% dos acidentes em rodovias acontecem pela ausência de pneus de qualidade. Independente da condição precária das estradas, é necessário realizar um controle de pneus da frota.

Lembrando que o rodízio de pneus é uma prática recomendada pelos próprios fabricantes e especialistas para manter o equilíbrio no desgaste, garantir o bom funcionamento e com isso, resultando em reduzir o consumo de combustível.

Uma dica, é você trocar os pneus traseiros com os dianteiros de acordo com a carga e a rota traçada. Fazendo com que as bandas de rodagem fiquem mais parecidas, melhorando a ação do veículo.

Ficar atento às manutenções

Quem trabalha com frota já está habituado com manutenções e reparos. Essas atividades garantem a segurança não só dos veículos mas também dos condutores e precisam ser realizadas de acordo com a demanda da empresa.

Os pneus do veículo necessitam de atenção, com o alinhamento, a calibragem e o balanceamento, porém, é fundamental ter muito cuidado ao realizar essas funções.

Realizá-las de forma errada ou não cumprir as exigências do fabricante aumenta o consumo do combustível e prejudica o controle de pneus da sua frota.

Entenda que fazer o alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados é uma prática que previne acidentes e aumenta a vida útil dos pneus.

Utilizar uma plataforma para o controle de pneus da frota

Sabemos o quanto a tecnologia está relacionada a tudo que fazemos nos dias atuais. Uma frota também pode se beneficiar disso e obter diversas ferramentas.

Uma plataforma de gestão para frota é uma solução que melhora a sua tomada de decisão e permite o controle total, de forma simples e rápida. É possível colocar todo fluxo documental e garantir um bom controle financeiro do negócio. 

O sistema de Gestão de Frota da Gestran, traz diversas funcionalidades importantes, inclusive um controle de pneus para aquisição e reformas, além de controle de alertas de rodízio, calibragem, envio de pneus para reforma e muito mais.

Clique aqui e descubra muitas vantagens em adquirir uma plataforma para o seu controle de pneus. 

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x