Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Como o aumento de combustível impacta na sua frota?

Como o aumento de combustível impacta na sua frota?

Mesmo com algumas situações tão assustadoras, como as variações do preço do combustível, o retorno à vida normal está começando com muitas mudanças. Mas para você gestor, como o aumento de combustível impacta na sua frota?

Evidentemente, a alta dos preços não está apenas ligada às mudanças que a pandemia causou. Sabemos que o histórico de variações de valores já é um fenômeno bastante conhecido pelos condutores. Segundo o jornal Gazeta do Povo “No ano, a gasolina já está 24,70% mais cara. Em 12 meses, o combustível acumula um aumento de 45,80%.”

Então, qual o real motivo das alteração do preço do combustível? Como fazer um controle de combustível na sua frota?

Para saber tudo sobre esse assunto, continue com a gente!

Composição do Preço do Combustível

O valor pago pelo consumidor é composto por 4 fatores:

1) Preços do produtor ou importador de gasolina;

2) Carga tributária;

3) Custo do etanol obrigatório;

4) Margens da distribuição e revenda.

A carga tributária responde pela parte mais relevante do preço final. Importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, também influenciam na formação do preço final.

De acordo com a matéria publicada pela CNN Brasil, “A carga tributária não só é alta, como é extremamente regressiva do Brasil, com a maior parte dos impostos jogada sobre os bens e serviços que consumimos. Isso resulta nos produtos caros que conhecemos, e que pesam especialmente mais no orçamento das famílias mais pobres.”

O primeiro impacto do preço é aquele solicitado pela refinaria, que acompanha os padrões do câmbio internacional. Logo depois, vem um conjunto de acontecimentos que estimula um efeito cascata que acaba sobrando para o consumidor. E também deve se considerar o preço imposto pela refinaria que sofre a incidência de tributos federais como: Cide, Pis e Cofins.

Alta do combustível impacta na frota

Sabemos o quanto o aumento do combustível impacta na gestão de frota, com o desafio da empresa se manter ativa no mercado de trabalho.

Para evitar que esse aumento de combustível traga prejuízos à sua frota, pontuamos algumas situações que podem servir de solução nesta otimização.

Todo gestor precisa estar sempre atento ao seu KPI, além disso é necessário também acompanhar a qualidade do combustível que os motoristas têm abastecido, uso excessivo de ar condicionado que faz o veículo consumir mais combustível, excesso de carga, entre outros.

Inclusive, você sabia que os pneus desgastados aumentam em torno de 20% o consumo de combustível? Então, manter a manutenção dos  veículos em dia é essencial, além de manter um bom controle dos pneus.

Dicas Para a Economia de Combustível

Já que o movimento de preço do combustível é algo que não dá para prever, é possível se precaver de outras formas. Uma boa forma de driblar a alta e variações frequentes é desenvolver hábitos na sua gestão e na sua equipe de motoristas que economizem combustível.

Além das situações que já vimos que podem causar impactos na sua frota, outra dica importante é adquirir uma plataforma automatizada para auxiliar na sua gestão de combustível.

Desta forma é possível reduzir custos, fazer a validação de litros abastecidos com capacidade do tanque, da média do veículo de acordo com a faixa de peso e de preço do abastecimento com preço do posto credenciado. 

Então, quer saber mais sobre a gestão de combustível da Gestran? Acesse agora e descubra a melhor maneira de economizar e administrar.
Agende uma demonstração da Plataforma da Gestran e conheça nosso sistema.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x