Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

7 competências essenciais do Gestor de Frotas

7 competências essenciais do Gestor de Frotas

Ser gestor é sinônimo de muita responsabilidade, e nós sabemos, além de conduzir a equipe, organizar as rotinas internas, se relacionar com fornecedores e clientes, precisa também acompanhar o mercado. Saiba aqui, quais são as 7 competências essenciais do Gestor de Frotas. 

Portanto, para conseguir realizar todas essas atribuições, é fundamental desenvolver as competências gerenciais, que vão muito além do conhecimento técnico. São habilidades ligadas ao comportamento, postura no ambiente profissional e relacionamento interpessoal.

Se você precisa aprimorar suas competências ou deseja se tornar um gestor, confira nosso post e conheça as 7 competências gerenciais que o gestor precisa desenvolver para fazer um bom trabalho!

Primeiro passo das 7 competências essenciais do Gestor de Frotas é o controle emocional

O gestor precisa lidar diariamente com pessoas, fazer a conciliação de conflitos, prazos, imprevistos, problemas de orçamento, e demais questões. É um ambiente com muito estresse e ansiedade que precisa de um profissional com equilíbrio emocional.

Utilizar a inteligência emocional no trabalho  é aprender a lidar com as frustrações, ser determinado, e usar as críticas e erros como uma chance de aprender. E também, gera um um bom relacionamento com a equipe, com pessoas de diferentes temperamentos e perfis profissionais, melhorando o clima da empresa.

Segundo passo das 7 competências essenciais do Gestor de Frotas é o trabalho em equipe

Sabemos que o gestor não consegue administrar o negócio sozinho. É preciso conseguir trabalhar em equipe, usando seus talentos da melhor forma.

Com isso, é necessário ter uma boa comunicação para poder passar suas ideias de forma clara e também conseguir dar e receber feedbacks para ordenar o trabalho dos colaboradores tendo como foco os objetivos da organização.

Além do mais, trabalhar com a equipe é uma oportunidade para obter experiências e conhecimentos, trazendo ganhos para o progresso pessoal e profissional de cada um.

Terceiro passo das 7 competências essenciais do Gestor de Frotas é ser inovador

É visível que o mercado está cada vez mais exigente e, para que empresas possam evoluir, é preciso se atualizar. Dessa forma, uma das competências gerenciais é justamente criar soluções novas para a empresa.

O gestor precisa ser criativo e sempre deve estar atualizado para as novas tendências do seu ramo e como a concorrência está apostando em novas estratégias. Nessa situação, vale também saber como aproveitar e reter talentos ou ir em busca de parceiros que tragam inovações para o negócio.

Quarto passo é planejar e organizar

Um bom planejamento precisa envolver, traçar metas,o que resulta em melhor gestão de recursos, gerenciamento de métricas do negócio, orientar equipes e definir novas estratégias.

Com a capacidade de organização o gestor consegue ajustar o seu tempo para dar conta de todos os seus afazeres, como definir prioridades, determinar o tempo das reuniões e trazer eficiência ao trabalho.

Quinto passo é ser flexível

A flexibilidade vai auxiliar o gestor a conseguir uma boa execução do negócio em diferentes cenários. Desde problemas financeiros até a chegada de concorrentes. O segredo é saber se adaptar e sempre pensar em novos projetos, estratégias ou soluções para gerar ótimos resultados para a empresa.

Sexto passo é liderar

É uma das capacidades gerenciais que devem ser desenvolvidas, o líder é aquele que conduz sua equipe a aproveitar o que cada indivíduo tem de melhor para contribuir com a empresa.

Por isso, a importância do gestor conhecer muito bem seus colaboradores, e sempre manter um canal de comunicação, além de achar meios de motivá-los. Um bom líder passa confiança aos seus funcionários e mantém o foco em manter a harmonia no ambiente empresarial.

Sétimo passo é estar sempre atualizado

Por último, é  muito importante estar atualizado para novos aprendizados  e acompanhar as novidades de seu segmento.

É fundamental o gestor ler (conteúdos dentro da sua área), participar de eventos, realizar networking para trocar experiências e fazer parcerias. Lembrando que para realizar uma ótima gestão, é preciso acompanhar o dinamismo do mercado e sempre renovar suas habilidades e conhecimentos.

Por isso não deixe de nos acompanhar, estaremos sempre postando novidades e notícias, dentro do seu segmento. Além de você poder nos conhecer melhor, pois estamos sempre desenvolvendo novas plataformas para aprimorar o trabalho do gestor!

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x