Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Os riscos de não fazer uma manutenção preventiva na sua frota

Os riscos de não fazer uma manutenção preventiva na sua frota

A manutenção preventiva é um dos principais itens para gestão de risco da sua frota. E por mais que ela seja terminantemente importante para reduzir gastos e garantir a segurança dos motoristas, muitas vezes esse processo acaba sendo negligenciado pelos gestores. Continue a leitura para se atentar aos riscos de não fazer uma manutenção preventiva na sua frota.

Pensando nisso, a Gestran trouxe a você quais são os principais riscos de não fazer a manutenção preventiva da sua frota de veículos. Continue lendo para saber mais!

Conheça os riscos de não fazer a manutenção preventiva da sua frota

Um dos principais motivos que levam os gestores a ignorar a manutenção preventiva de sua frota de veículos é a falta de clareza dos riscos gerados por essa negligência.

Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva evita a ocorrência de problemas maiores no futuro que poderiam ser evitados, ou minimizados, se fossem detectados a tempo.

Abaixo, listamos para você os principais riscos que você traz para a sua empresa ao ignorar a manutenção preventiva da sua frota:

1. Aumento dos gastos com manutenção

Mesmo que a manutenção preventiva gere gastos para a empresa, ela também representa a redução de gastos totais para a gestão da sua frota. Afinal, através da identificação dos reparos necessários e de problemas antecipadamente, os consertos podem ser mais rápidos, simples e baratos, reduzindo o custo de ociosidade do veículo e, consequentemente, o custo com reposição de peças e de mão de obra.

2. Os motoristas correm mais riscos

Falhas mecânicas são uma das principais causas de acidentes na estrada. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante para preservar a integridade física dos motoristas que trabalham na sua frota. Da mesma forma, os riscos de haver algum sinistro na sua carga por conta de acidentes também é reduzida consideravelmente.

3. O controle da frota é dificultado

A manutenção preventiva também facilita o controle de todos os veículos da sua frota. Com ela, é possível fazer reparos necessários e agendar as frequências de manutenção necessárias, conforme a necessidade de cada veículo.

Ao deixar esse tipo de manutenção de lado, você corre maiores riscos de que falhas passem despercebidas e acabem se transformando em grandes problemas e de difícil solução.

4. Redução da vida útil dos veículos

Quando tomamos todos os cuidados necessários com a nossa frota de veículos, diminuímos as chances de depreciação e o risco de que a mesma tenha que sofrer constantes trocas em um curto espaço de tempo.

Muitos problemas recorrentes que são ocasionados pela falta de manutenções preventivas podem ser facilmente resolvidos se identificados precocemente, mas somente uma gestão responsável e atenta irá prestar atenção em todos esses detalhes.

Como melhorar a minha gestão de frota?

A manutenção preventiva é muito importante e deve ser levada a sério. Se você é um gestor ou trabalha com essa demanda, fique atento aos prazos para evitar gastos desnecessários no decorrer do tempo.

Para ter um controle melhor da sua frota e da manutenção preventiva dos seus veículos, considere utilizar um software para gestão de frotas. Conheça a Gestran e tudo o que o nosso sistema pode fazer por você. Clique aqui e saiba mais!

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] em postos confiáveis, fazer um programa de parcerias com esses estabelecimentos e manter a manutenção da frota em dia são apenas os primeiros passos para você ter um controle melhor de […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x