Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Aprenda como ter um controle melhor de combustível na sua frota.

Aprenda como ter um controle melhor de combustível na sua frota.

Como sabemos, o preço do combustível não para de crescer e, se você trabalha administrando frotas, isso impacta diretamente nas finanças da sua empresa, não é verdade? Portanto é extremamente importante ter uma administração de consumo mais efetiva para que a produtividade da sua organização cresça e que o abastecimento da frota não gere prejuízo. Mas como isso é possível?

Hoje, a Gestran traz a você este artigo com algumas dicas para você ter um controle melhor do combustível da sua frota, pois entendemos a importância desse processo para o crescimento da sua empresa e queremos te ajudar! Continue lendo para saber mais.

Aprenda como ter um controle melhor de combustível na sua frota 

Ao administrar uma frota de veículos, lidamos diariamente com várias informações sobre cada um dos automóveis que estão em trabalho. Como consequência, recebemos uma enorme carga de informações todos os dias. E é justamente esse um dos maiores problemas no controle de combustível que as empresas enfrentam.

Portanto, abastecer em postos confiáveis, fazer um programa de parcerias com esses estabelecimentos e manter a manutenção da frota em dia são apenas os primeiros passos para você ter um controle melhor de combustível dos seus veículos.

Então separamos mais alguns cuidados que você deve ter nesse momento, que pode ser vital para a saúde financeira da sua organização.

1. Comece a usar um software para gestão de frotas

Um Software para Gestão de Frotas, como o da Gestran, pode revolucionar o controle de combustível da sua empresa, e seu uso se faz cada vez mais necessário conforme o número de motoristas parceiros cresce dentro da organização.

Esse tipo de sistema coleta, organiza e disponibiliza em tempo real todos os dados sobre as atividades dos veículos e motoristas. Com isso em mãos, é possível identificar informações valiosas, como: se o motorista está seguindo a rota indicada, se houve frenagens fora do padrão, se ele está dirigindo dentro da velocidade indicada, entre outros.

2. Identifique seus veículos e motoristas

Através da identificação de seus motoristas e veículos, o seu controle de combustível melhora exponencialmente. Esses dados possibilitam a identificação dos pontos fortes e fracos de cada colaborador, se tornando extremamente importante para a redução dos gastos.

Por exemplo, você pode identificar quais veículos estão consumindo mais combustível, quais motoristas são mais econômicos e quais estão gastando mais que o padrão, quando há grandes distorções de consumo, entre outros.

Portanto lembre-se que com um único sistema você pode ter todos esses controles na palma da mão. Clique aqui para saber mais!

3. Planeje bem as rotas

Outro fator determinantemente importante para um melhor controle de combustível da sua frota é planejar bem as rotas pelas quais os veículos irão percorrer até o destino final. Com isso, não é novidade que, quanto mais longo é o caminho, mais combustível será gasto, não é?

Mas também não se esqueça que essa não é a única informação que você deve levar em conta antes de encaminhar seus veículos para algum destino. Entre outros fatores que podem interferir nessa rota, temos o estado das rodovias, sinais de trânsito, engarrafamento e muito mais.

Portanto, para evitar essas situações, nada melhor que um bom planejamento de rota. Então para que isso seja realmente efetivo, é preciso investir tempo pesquisando por caminhos que não tragam essas situações adversas.

4. Analise os dados obtidos no percorrer do tempo

Com a análise de dados que você obteve no passado, é possível fazer uma maior projeção de gastos que você terá com combustíveis para os veículos da sua frota. Com essas informações em mãos, sua empresa poderá fazer um planejamento adequado, provendo os recursos necessários para garantir que a operação flua sem problemas nos próximos meses.

5. Invista na capacitação e bem-estar da sua equipe

Uma boa frota de veículos precisa de engajamento e comprometimento das equipes envolvidas. Portanto não deixe de focar em boas condições de trabalho, segurança e treinamentos para reduzir ou eliminar maus hábitos, como as frenagens bruscas e acelerações em excesso, por exemplo.

Controle melhor o combustível da sua frota com a Gestran

Você pode contar com o módulo Combustível do sistema para Gestão de Frotas da Gestran!

Receba alertas de abastecimentos com veículos inativos, sem KM, ou em postos bloqueados. Faça a validação de litros abastecidos com capacidade do tanque, da média do veículo de acordo com a faixa de peso e de preço do abastecimento com preço do posto credenciado.

Confira nossas principais vantagens:

01. Plataforma única, online, integrada com busca automática da NF-e no SEFAZ.

02. Automatização de processos manuais.

03. Gestão do estoque de combustível.

04. Monitoramento em tempo real.

05. Integração com bomba interna.

06. Redução de custos e erros com lançamentos.

07. Garantia de presença dos veículos no local do abastecimento.

08. Controle de descontos nos abastecimentos.

09. Mais assertividade na tomada de decisão.

10. Pode ser utilizado sem vínculo com cartão de abastecimento, postos e bancos.

Saiba mais agora mesmo e com isso leve mais tecnologia para a gestão da sua frota!

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x