Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Como diminuir erros operacionais na gestão de frotas?

Como diminuir erros operacionais na gestão de frotas?

Quais desafios você enfrenta como gestor de frota? Diminuir erros operacionais na gestão certamente é um deles. Neste post, saiba quais são os principais erros e saiba como evitá-los através de uma poderosa ferramenta de gestão de frota.

Todo gestor de frota tem como objetivo principal, organizar os processos da transportadora a fim de melhorar os resultados.

Diante de uma rotina atribulada, muitos erros operacionais surgem e com o tempo pode ficar difícil controlá-los.

Neste post, saiba mais sobre os principais erros operacionais que ocorrem na gestão de frota e saiba como evitá-los.

Descuidar com prazos de tributos e impostos

Esse é o principal fator que impacta nos erros operacionais de um gestor de frotas.

Para gerenciar uma transportadora, é necessário ter atenção redobrada às multas, pedágios e custos com IPVA e ICMS.

Irregularidades nos veículos ocasionam em multas, apreensões e até mesmo retenção de carga pelos órgãos de fiscalização.

Sem contar que o impacto destes erros, que podem parecer inofensivos em um primeiro momento, acarreta em atrasos em toda a operação da transportadora, tendo impacto negativo no relacionamento com os clientes.

Não realizar a manutenção preventiva dos veículos da frota

Em veículos de cargas pesadas, o desgaste das peças é maior, por isso as manutenções preventivas são essenciais para evitar erros operacionais na gestão de frota.

Analisar com frequência a manutenção de pneus, escapamento, suspensão, freios e equipamentos obrigatórios de todos os veículos da frota é uma tarefa minuciosa que pode tirar o sono de muitos gestores.

Por isso, todo gestor de frota deve manter um banco de dados com todas as informações de cada veículo. E para evitar erros operacionais, gestores estão investindo em um software de gestão de frota, saiba mais.

Confira também o post 6 erros na manutenção de pneus de caminhão

Não realizar um planejamento da gestão de frota

O planejamento de frota é extremamente importante para uma transportadora, isso porque impacta até mesmo na segurança da frota no trânsito. 

Todo gestor de frota deve realizar um planejamento robusto, levando em consideração cada mínimo detalhe nos processos do dia a dia da transportadora.

Esse planejamento envolve a análise de dados, organização de prazos, rotas, manutenções, gerenciamento de combustível e entre outros detalhes.

Depender de processos manuais

Todo gestor de frota precisa lidar com uma grande quantidade de demandas e por isso é importante manter a organização de processos visando obter maior produtividade.

Os maiores erros operacionais na gestão de frotas são resultantes de processos ineficientes e manuais. 

Tarefas que podem parecem simples em um primeiro momento, como por exemplo a gestão da manutenção dos pneus ou análise do abastecimento dos veículos, se tornam cansativas com o tempo, pois as planilhas ficam cada vez maiores e dessa forma é difícil fazer uma análise minuciosa dos dados.

Saiba como diminuir erros operacionais na gestão de frotas

Para evitar erros operacionais na frota, gestores estão utilizando uma ferramenta eficaz para obter maior produtividade em seus processos, conheça clicando aqui.

Um gestor que conta com o apoio de um software de gestão de frotas, tem à sua disposição, acesso a dados confiáveis a qualquer momento. 

Dessa forma, o gestor tem segurança na tomada de decisões estratégicas, podendo solucionar problemas de forma eficaz e sem dificuldades.

Agende uma demonstração gratuita do Software de Gestão de Frota que está fazendo sucesso entre gestores, clicando aqui.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x