Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Segurança da frota no trânsito: conheça as principais causas de acidentes e saiba como evitá-los

Segurança da frota no trânsito: conheça as principais causas de acidentes e saiba como evitá-los

Segurança da frota no trânsito: conheça as principais causas de acidentes e saiba como evitá-los. A gestão de frota é essencial para garantir a segurança da frota no trânsito. Isso porque a maior parte dos acidentes ocorre por falta de descanso, excesso de carga, falta de manutenção e até mesmo de planejamento na gestão da frota. Neste post, saiba como um sistema de monitoramento para caminhão pode ajudar na rotina de trabalho do gestor.

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, o Brasil registra anualmente cerca de 50 mil acidentes com vítimas e pelas estatísticas, 20% destes acidentes tem o envolvimento de caminhões.
São inúmeras as causas dos acidentes, entre elas a falta de descanso, o excesso de carga, a falta de manutenção e até mesmo de planejamento na gestão da frota.
Neste post, saiba mais sobre as principais causas de acidentes e saiba como evitá-los.
Principais causas de acidentes em frotas:


Falta de planejamento


O planejamento é o principal fator que influencia na segurança da frota no trânsito. Através do planejamento, os caminhoneiros se sentem seguros e preparados até mesmo diante de imprevistos.
Ao planejar a rota de sua frota, um gestor deve levar em consideração todos os mínimos detalhes, como por exemplo os possíveis problemas que o motorista pode enfrentar.
Um bom gestor evita trechos perigosos e locais com altos índices de acidentes, além de planejar as escalas de trabalho com cuidado, para evitar rotinas cansativas.


Prazos curtos

Os prazos apertados são responsáveis por casos de imprudência nas viagens. Para cumprir prazos, os motoristas muitas vezes dirigem na velocidade acima da permitida e isso aumenta os riscos de acidentes.


Falta de descanso

Para dirigir bem e com segurança, o caminhoneiro precisa estar descansado, em boas condições físicas. Longas jornadas de trabalho normalmente resultam na inversão de horários e isso acarreta no excesso de fadiga dos motoristas.
Para isso, existe uma lei que auxilia na melhora da qualidade de vida dos motoristas e na segurança da frota. Conhecida como a nova lei dos caminhoneiros, a lei n.º 13.103/2015, prevê paradas programadas para descanso e almoço, além de limitar a carga horária na jornada dos motoristas.


Manutenção do veículo


As manutenções preventivas da frota devem estar em dia! Pneus, escapamento, suspensão, freios e equipamentos obrigatórios precisam ser analisados com frequência.
O desgaste dos veículos de altas cargas é maior, por isso as manutenções são necessárias para a segurança da frota no trânsito.


A importância do papel do gestor na segurança da frota no trânsito.


O papel do gestor de frotas é primordial para o bom desempenho dos veículos. Entre suas funções, se encontra o gerenciamento dos motoristas, fornecedores, além do controle e planejamento da manutenção dos veículos.
A grande quantidade de tarefas na rotina de um gestor de frotas acarreta na falta de segurança da frota no trânsito. Gerenciar um grande número de tarefas, colaboradores, fornecedores e manutenções de veículos pode ser exaustivo se não for realizado com a ferramenta certa.
Com um sistema de monitoramento para caminhão, o gestor consegue ter mais praticidade e eficiência em sua rotina de trabalho.
Um sistema de monitoramento para caminhão permite:
Programar e acompanhar manutenções facilmente;
Receber alerta de manutenções programadas;
Controlar o uso dos pneus e gastos com combustível;
E muito mais!
Conheça o Sistema de Monitoramento para Caminhão, clicando aqui.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Veja também Segurança da frota no trânsito: conheça as principais causas de acidentes e saib… […]

trackback

[…] Você também pode se interessar por: Segurança da frota no trânsito: conheça as principais causas de acidentes e saib… […]

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x