Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Gestão de Frotas Pirâmide de Bird

Dicas para você, gestor! Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas.

Quem é Frank Bird Jr.?

Frank Bird Jr, criou a Pirâmide de Frank Bird para melhorar programas de segurança do trabalho. Nesse post da Gestran, conheça todas as dicas para você gestor, identificar falhas nos processos da sua frota que podem prejudicar a segurança da frota e a segurança no trânsito, com esse incrível método da Pirâmide de Frank Bird aplicada na gestão de frotas!

Saiba como melhorar a segurança da sua frota através da metodologia de Frank Bird Jr.

Em sua experiência como gestor de frota, você já ouviu falar sobre a Pirâmide de Bird? A Pirâmide de Bird cumpre um papel importante para a segurança do trabalho. 

Neste conteúdo, você vai descobrir como o Engenheiro e Gestor de programas de  Saúde e Segurança do Trabalho, Frank Bird Jr, criou a Pirâmide de Bird para mensurar os riscos dentro das empresas. 

A Pirâmide de Bird atualmente está presente em empresas de diferentes setores e certamente trará impactos positivos para a sua gestão de frota!

Afinal, o que é a Pirâmide de Bird?

O Engenheiro Frank Bird Jr criou a Pirâmide Bird na década de 60 nos EUA e seu estudo avaliou cerca de 2 milhões de acidentes em 297 empresas. 

O objetivo da Pirâmide de Bird é o de auxiliar os gestores na criação de melhores condições de trabalho através da segurança.

Isso contribui para a redução de processos judiciais e entre outros danos para a empresa e seus colaboradores.

Por que implementar a Pirâmide de Bird na sua gestão de frota? 

A ocorrência de acidentes de caminhões oferecem um risco maior à segurança do trânsito, por conta do porte desse tipo de veículo. 

Sendo assim, a Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas é uma excelente metodologia para identificar os riscos que a sua frota está sujeita atualmente, para dessa forma poder trabalhar em cima de ações preventivas com os motoristas e colaboradores da transportadora.

Com a implementação da Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas, a sua gestão poderá diminuir os acidentes de trabalho e contribuir para maior segurança no trânsito!

Identificando falhas na segurança da frota

Para identificar a proporção de acidentes que ocorrem na sua frota, é preciso realizar um cálculo exclusivo, com as características específicas da sua empresa. 

Para isso, conheça uma plataforma de gestão de frota que vai auxiliar nesse processo, clicando aqui.

A partir desses dados, será possível reconhecer padrões e identificar o que exatamente está afetando a segurança da frota. 

Lembrando que independente da proporção de acidentes identificados, segundo a teoria de Frank Bird, em toda pirâmide é possível analisar que os eventos graves são mais raros, porém surgem através da ocorrência dos incidentes e “quase acidentes” de rotina.

Melhorando a segurança da frota com a Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas.

Realizar a gestão de frota e motoristas não é um trabalho tão simples, não é mesmo? 

Como você aprendeu nesse post, a Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas, diz que a sequência leva aos acidentes de trabalho e é o seu papel como gestor de frota, ensinar isso aos motoristas. 

Para isso, vai ser necessário estabelecer parâmetros de tolerância aos riscos recorrentes na rotina da frota. 

Um gestor de frota também deve criar uma estratégia com um plano de ação para a segurança do trabalho com foco nas peculiaridades da sua frota. 

Análise de dados na gestão de frota

Para implementar a Pirâmide de Bird com eficácia, é preciso primeiro analisar a fundo os dados da sua frota, não é mesmo?

Sendo assim, gestores de frota estão investindo em ferramentas inteligentes que auxiliam nesse processo de análise de dados.

Uma transportadora que realiza a gestão de frota através da análise de dados concretos, consegue implementar melhorias em seus processos que terão impactos positivos na segurança do trânsito e da frota.

Benefícios de implementar a Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas.

A ideia principal é que com a implementação da Pirâmide de Frank Bird na gestão de frotas, a sua transportadora diminua a frequência das ocorrências que em um primeiro momento podem parecer inocentes e sem muitas consequências, mas que no futuro podem ter fortes impactos negativos para a segurança da frota. 

O objetivo de implementar essa metodologia é aumentar a produtividade e eficiência da sua frota, reduzindo riscos e contribuindo para uma gestão de  frota mais segura e eficaz.

Veja também Segurança da frota no trânsito: conheça as principais causas de acidentes e saiba como evitá-los.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x