Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Como prolongar a vida útil dos pneus para caminhão

Como prolongar a vida útil dos pneus para caminhão

Como prolongar a vida útil dos pneus para caminhão. Um ponto importantíssimo na gestão de uma empresa é a atenção e o cuidado com a durabilidade dos insumos, através de práticas que resultem em melhor uso e maior vida útil.

Em se tratando de empresas de transporte, os pneus são especialmente importantes, devido ao seu custo e ao risco que correm os motoristas quando não estão em boas condições.

Neste texto mostraremos práticas que ajudam a aumentar a durabilidade dos pneus de sua frota. Confira a seguir.

Escolha o pneu adequado

Existem diversas marcas, modelos e especificações disponíveis no mercado, e em alguns casos, a intenção de economizar em pneus mais baratos pode acarretar maiores prejuízos.
Ao escolher os pneus adequados para a carga do caminhão e tração do motor, você garante que estes não serão sobrecarregados, causando deformações e avarias.
As especificações corretas estão disponíveis no manual do proprietário, com os trajetos, bandas e posições de eixos recomendados para cada veículo. Dessa forma você terá o melhor desempenho dos pneus, em seus lugares apropriados.

Calibre de forma correta

Considerado um procedimento básico, a calibragem dos pneus garante que a superfície do pneu que toca o solo esteja de acordo com a especificação do fabricante. Isso evita desgaste irregular entre os pneus ou entre partes do mesmo pneus.
Para garantir uma rodagem ótima, calibre os pneus de sua frota a cada 15 dias, segundo as orientações do fabricante e sempre com pneus frios. Mantendo a pressão correta dos pneus, haverá menos gasto de combustível, maior duração dos pneus e principalmente mais segurança no trajeto.

Faça as manutenções preventivas

Muito mais interessante que sofrer imprevistos que deixem veículos parados na oficina ou até mesmo levem a acidentes, é acompanhar e agendar manutenções.
Realizar balanceamento, alinhamento, rodízio e limpeza são só alguns exemplos de como uma boa prevenção pode economizar muito tempo e recursos.
Com o uso de softwares de gestão, você consegue registrar as datas de cada procedimento, além de emitir alertas para as próximas datas, evitando assim veículos parados de surpresa.

Treine seus motoristas

Durante as rotas e trajetos, a postura do motorista determina muito a durabilidade e vida útil dos pneus. Frenagens bruscas, falta de cuidado com buracos nas vias e excesso de velocidade são atitudes que causam maior desgaste dos pneus.
É importante manter os condutores bem treinados e preparados para dirigir de forma defensiva, consciente e responsável, evitando assim avarias e acidentes.
Através da telemetria e dos indicadores gerados pelo sistema, o gestor é capaz de avaliar a qualidade e eficiência na condução de cada motorista, auxiliando-o na identificação e solução de falhas e problemas de direção.

Essas são as atitudes e práticas recomendadas para que sua empresa faça o melhor uso possível dos pneus. Conte com as soluções Gestran para facilitar e integrar ainda mais a gestão de sua empresa.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x