Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Saúde mental no ramo de transporte

O janeiro branco é uma campanha que convida empresas e funcionários a conversar sobre um assunto que é deixado de lado muitas vezes por falta de conscientização ou tabus: a saúde mental e emocional.

Em 2014 um grupo de psicólogos de Minas Gerais debateu sobre a depressão e stress no dia a dia e a responsabilidade de nossas emoções como impacto para a vida. Em dados, a OMS registra que mais de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão o que seria de 20% a 25% das pessoas no país. Outros problemas como ansiedade, fobias ou ataques de pânicos atingem ainda 20 milhões de brasileiros.

No ramo de transporte, esse stress está ligado por exemplo ao dia a dia com o risco de acidentes, a violência nas vias e a distância de casa. Além dos eventos nas estradas, o cotidiano de cada pessoa como doença de algum ente querido, dívidas, problemas com familiares ou até mesmo dentro do ambiente de trabalho podem impactar em situações que fogem do controle.
É dever da empresa manter uma rotina muito clara, fornecer boas condições de trabalho e principalmente um canal aberto de comunicação. Compreender que o emocional e mental interfere no dia a dia profissional.

Da parte dos motoristas, gestores e outros, há pequenos cuidados que podem ajudar:

  • Pratique algum tipo de atividade física
  • Ocupe a mente com assuntos diversificados,
  • Tenha um canal sincero com os profissionais ao seu redor
  • Administre bem o seu sono
  • Cuide da alimentação
  • Se cerque de pessoas importantes para você
  • E o mais importante: Busque ajuda sempre que sentir que não está bem!

Se necessitar de apoio, busque um profissional antes que a qualidade de vida seja comprometida, entenda que, a longo prazo, um quadro simples não observado com atenção podem desenvolver doenças sérias que prejudiquem a vida pessoal e profissional.
Vale sempre a pena dar atenção a saúde mental, tanto quanto a física.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x