Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Gestão de frota e controle de pneus otimizado e fácil

Gestão de frota e controle de pneus otimizado e fácil

Gestão de frota e controle de pneus otimizado e fácil. Tão importante quanto a gestão de rotas e combustíveis é o bom controle e gestão dos pneus de sua frota. Considerado o terceiro maior custo de empresas de transporte, sua administração adequada garante não somente economia como, principalmente, a segurança de motoristas, veículos e terceiros.

As principais práticas de manutenção, registro e controle serão abordadas a seguir, com suas vantagens e diferenciais, assim como as facilidades encontradas em nosso sistema de gestão de pneus.

Controle

A prioridade para o gestor é a quantidade e qualidade das informações de seu banco de dados. É fundamental ter registro da data de compra dos pneus, suas especificações (fabricante, série, modelo, banda de rodagem, etc), datas de rodízios, estado de conservação nas vistorias, km rodados, previsão de troca, entre outras informações.
A utilização de um software facilita a obtenção, manutenção, conferência e análise desses dados. Mais do que informações soltas, o sistema permite visualizar indicadores de qualidade, rendimento, auxiliando na solução de problemas.
Enquanto anotações manuais podem se perder, ser esquecidas ou registradas de forma errada, o uso de tecnologia torna os registros confiáveis e seguros, fazendo com que qualquer decisão tomada seja baseada nos fatos e dados, reduzindo erros e economizando recursos.

Treinamento

Práticas de direção refletem diretamente na durabilidade dos pneus. Motoristas que costumam carregar excesso de peso, realizar frenagens bruscas ou manobras arriscadas, irão entregar seus veículos com pneus em pior estado de conservação.

O motorista deverá ser capacitado a entender a importância de uma direção correta, tanto para sua segurança quanto para a durabilidade dos pneus. Muitos acidentes são causados por imprudência, e outros ainda por caminhões sem manutenção adequada. Não realizar rodízio, calibragem e troca de pneus de forma correta prejudica o rendimento do caminhão, a segurança do motorista e de terceiros nas rodovias.

Um treinamento garante que os motoristas “vistam a camisa” da empresa e estejam preparados para identificar problemas nos veículos e pneus. Você pode realizar um curso de reciclagem, palestras com a visão da empresa e promover programas de recompensas aos melhores motoristas.

Enquanto essa prática pode ser de difícil implantação, o uso do software para registro dos pneus vai ajudar a identificar, por veículo, os que estão sendo avariados, demonstrando direção inadequada. Através dos indicadores de qualidade e durabilidade dos pneus, você pode encontrar pontualmente os que precisam de reciclagem ou os que têm a melhor direção.

Isso auxilia muito na gestão de pessoas, sendo possível, com o registro das especificações de cada pneu, até mesmo localizar fraudes e roubos por parte dos condutores.

Relatórios

Para tomar decisões acertadas e produzir os resultados esperados, o gestor precisa ter em mãos informações confiáveis e pertinentes. Dados com falhas, erros de digitação, duplicidade, alteração ou omissão tornam o trabalho do gestor impreciso.

Com o uso de papéis e planilhas, trabalhar com as informações e o que elas indicam é difícil e oneroso. Através do sistema de gestão é possível gerar gráficos, relatórios e indicadores que tornam as informações mais fáceis de visualizar e trabalhar.

A partir deles, o gestor consegue observar a frota como um todo, todos os pneus cadastrados, todos os condutores, rotas, além de ter qualquer intercorrência registrada com data e horário, caminhão e motorista.
Dessa forma, qualquer decisão será tomada com base em um banco de dados robusto, qualquer problema que precise ser conversado com o motorista será de acordo com o que foi registrado no sistema, dando segurança ao gestor.

Portanto, melhor ainda que ter dados e controle de pneus, é contar com um sistema que torna o acesso às informações mais fácil e dinâmico, que trabalhe com esses dados e gere relatórios, de forma a possibilitar cada vez mais assertividade nas decisões.

Ficou interessado? Baixe agora nosso e-book sobre gestão de pneus e saiba mais, ou acesse nosso site e entre em contato com a gente.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x