Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Controle de abastecimento de combustível - Gestão de Frotas

Controle de abastecimento de combustível – Gestão de Frotas

Controle de abastecimento de combustível – Gestão de Frotas. A gestão de combustíveis de sua frota é uma prática que irá influenciar tudo ao longo da cadeia de produção, tendo como impacto final o lucro e a saúde financeira de sua empresa.

Em um cenário de oscilação de preços e grandes distâncias a ser percorridas, cada centavo melhor gerido resultará em melhoria nos resultados ao final do período.

Neste sentido, e num setor em que os combustíveis representam custos significativos, vamos discutir passos e atitudes para melhorar seu controle sobre essa demanda tão importante.

Como fazer um bom controle de abastecimento?

A coleta e manutenção das informações é fundamental. Manter registros das características dos veículos, suas condições, rendimento e manutenções irá auxiliar o gestor a observar, por exemplo, queda de rendimento de algum veículo específico.

Além disso, rendimentos mais baixos conforme o condutor podem indicar posturas de direção inadequadas, que podem ser mitigadas com treinamento de pessoal, reduzindo assim os gastos.

Boas relações comerciais com redes de postos também facilitarão sua gestão, comunicando as notas para conferência, negociando melhores preços e garantindo a qualidade do combustível. Tenha preferência por postos de procedência garantida, e busque negociações e parcerias.

Também deve-se fazer o controle de rotas e de quilometragem (falamos sobre isso aqui [link]), de modo a garantir que os condutores otimizem o combustível evitando rodagens desnecessárias. Você pode organizar os trajetos de forma a incluir as paradas de abastecimento, entregas ou intervalos, conforme o caso.

Controle de abastecimento de combustível


A utilização de softwares para esse tipo de gestão é muito válida, no sentido que permite registros e conferências de forma mais fácil, além de possuir ferramentas que trabalham os dados produzindo indicadores. Recebem as notas, registram abastecimentos, localizam veículos e processam dados de eficiência no uso do combustível

Dessa forma, a gestão consegue visualizar melhor o comportamento de sua frota, seus condutores, monitorar trajetos e lidar com imprevistos, tornando mais seguro e eficaz o transporte para o cliente final.

Acesse agora e saiba mais.

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x