Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Como fazer o controle de pneus de uma frota?

Como fazer o controle de pneus de uma frota?

Como fazer o controle de pneus de uma frota? Gastos e manutenções com pneus podem representar uma grande parcela das saídas de um empresa de transportes, e por isso uma gestão adequada pode ser muito vantajosa tanto a curto quanto a longo prazo, em termos de planejamento, eficiência e economia.

Pode-se entender o controle de pneus como estratégias, técnicas e escolhas que aumentem a vida útil dos pneus, reduzindo despesas, mas também mantenham a segurança necessária para execução dos trajetos, evitando acidentes que muitas vezes podem ser fatais.

Quais são os passos para uma boa gestão?

Em primeiro lugar, recolher e atualizar as informações sobre os pneus é muito importante. Com as informações corretas e bem administradas, fica mais fácil visualizar informações e pensar estrategicamente.

No registro deve constar, modelo do pneu, dimensão e marca, data da compra, valor, etc. A informação de quando cada pneu foi colocado nos veículos, qual a rodagem de cada um, previsões de manutenção e troca é fundamental para prevenir acidentes.

Da mesma forma, planejar, registrar e realizar o rodízio dos pneus de forma constante é fundamental para manter a segurança das viagens. O rodízio é realizado para equilibrar o desgaste dos pneus, e garante assim melhor desempenho.

Tanto manutenções de rotina como recapagens são importantes para manter os pneus em boas condições, evitando imprevistos e principalmente dando maior segurança para os condutores.

Embora não seja sempre possível, a recapagem pode incrementar o retorno do investimento, desde que não comprometa a segurança. As manutenções garantem melhor vida útil dos pneus, melhoram o uso de combustível e seu registro correto contribui para o controle e gestão de pneus.

Uma equipe de colaboradores bem treinada também será um diferencial na sua gestão. Todo investimento em capacitação na direção, redução de riscos e implantação de novas tecnologias irá resultar em ótimos resultados, através da redução de acidentes, economia de pneus e combustível e alimentação correta com os dados necessários para seu sistema.

Controle de pneus de uma frota

Concluindo, coletar e manter as informações, treinar a sua equipe e cuidar do estado de seus pneus, não somente na parte visual mas também com dados, datas e valores dá maior segurança na hora de tomar decisões e evitar acidentes e sinistros.

Utilizando um sistema de gestão, você tem acesso a essas informações de forma rápida e segura.

Quer mais facilidade? Baixe agora nossa planilha para o total controle na sua gestão de pneus!

Acesse agora e saiba mais!

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x