Gestran

BLOG

Que tal uma pausa para ler um pouco sobre transporte e logística?

Controle de combustível - otimize sua gestão de abastecimento

Controle de combustível – otimize sua gestão de abastecimento

Controle de combustível – otimize sua gestão de abastecimento. Um controle de gastos e custos é fundamental para todo ramo de negócio. É importante observar quais são os custos, quanto representam mensalmente e como podem ser melhor geridos, aumentando assim a receita.

No setor de transportes um dos maiores custos operacionais está relacionado ao gasto com combustíveis, e uma gestão eficiente pode solucionar e reduzir problemas relacionados à essa parte tão importante.

O controle de combustível é importante para identificar problemas no abastecimento, desde o tipo de combustível utilizado até comportamentos prejudiciais por parte dos motoristas, conforme mostrado a seguir:

  1. através do controle, preço do combustível e eficiência R$/km, é possível escolher os melhores postos, formando parcerias com descontos e identificar postos com combustível de pior qualidade. Veículos com rendimentos diferentes conforme o posto em que abastecem podem indicar problemas na qualidade.
  2. os relatórios da frota permitem fazer a estimativa de gastos com combustível para os próximos períodos, provisionando os recursos de forma adequada e evitando imprevistos.
  3. somando os relatórios de gastos em combustíveis, abastecimentos e manutenções, é possível traçar um perfil dos motoristas e colaboradores, facilitando a gestão de pessoas em casos de problemas de comportamento. 
  4. com todos os perfis, gastos passados e previstos, histórico de avarias e manutenções, o gestor consegue analisar de forma prática e objetiva os dados da frota, planejar substituições e investimentos.

Controle de combustível – otimize sua gestão de abastecimento

Os passos para um controle eficiente envolvem o registro dos dados, quilometragem rodada, notas de abastecimento entre outros. A administração correta levará a melhores tomadas de decisão em relação à manutenção e troca de peças e equipamentos.

Além disso uma equipe bem treinada, ciente das melhores práticas de controle de consumo, aumento da eficiência e transparência nos registros irá facilitar a gestão e a tomada de decisões quanto às melhores medidas de gestão da empresa como um todo.

Por fim, processos e dados fornecidos e mantidos de forma eficiente somados à uma equipe treinada e capacitada à tomar as melhores decisões, fará com que as rotas e trajetos sejam planejados de forma correta e bem ajustados quando necessário.

Como podemos observar, existem inúmeras vantagens em se adotar um sistema de gestão de combustíveis, resultando em melhores resultados e menores custos.

A importância da tomada de decisão para empresas que querem ir além

A tecnologia disponível hoje no setor de transportes, bem como em todo o mundo, aprimora diversos pontos desde as atividades mais comuns até grandes operações. 

No que se refere à gestão de frotas, hoje as empresas que se destacam no mercado já aderiram à tecnologias nas mais diversas frentes de atuação, sendo a gestão de combustíveis uma parte fundamental desse processo. 

A Gestran entende a complexidade e as necessidades de centenas de frotas em todo o Brasil. Por meio da tecnologia, oferecemos uma solução que não só traz mais profissionalismo para a empresa, como de fato, contribui com a rentabilidade do negócio. 

Uma gestão inteligente não depende de poucas pessoas que sabem sobre tudo, mas sim da concentração de informações em um sistema que te ajuda a otimizar os processos da empresa. 

O módulo para controle de combustível e gestão de pneus da Gestran é o próximo passo para sua frota maximizar resultados. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba o que o software da Gestran pode fazer por seu negócio!

Gostou? Compartilhe conhecimento:

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Quer saber mais? Leia alguns artigos relacionados:

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x