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Saiba quais são os maiores gastos das transportadoras

  • julho 16, 2018
  • No Comments

Os altos custos operacionais, a definição do valor do frete e o atendimento ao cliente são só alguns dos fatores financeiros que empresas de transporte precisam balancear. Conheça quais são os maiores gastos de uma transportadora e saiba como reduzi-los de uma maneira simples.

Gastos de uma transportadora

Entendendo os gastos de uma transportadora

Para entender quais são todos os custos envolvidos na operação de uma empresa de transporte é necessário compreender como eles são divididos.

1. Gastos fixos

São custos que não se alteram em um curto período de tempo e são atribuídos mesmo que a empresa não opere.

Ou seja, ocorrem de maneira independente ao deslocamento da frota ou a produção mensal da transportadora.

Exemplos: valor do software de gestão, depreciação do veículo, aluguel e custos trabalhistas.

2. Gastos variáveis

Esses custos mudam conforme o nível de produção da empresa de transporte, sendo diretamente impactados pela quantidade de operações realizadas.

Exemplos: despesas relacionadas a combustível, manutenção, pedágios e hora extra.

Maiores gastos de uma transportadora

Os principais custos em uma empresa de transporte são relacionados, principalmente, às despesas logísticas no trajeto rodoviário, como:

1. Custos de coleta, transferência e entrega

Os gastos fixos – aqueles que não sofrem nenhum tipo de variação independente da distância percorrida.

Eles podem ser: o salário dos condutores, valor do licenciamento e seguro.

Por outro lado, como exemplo dos gastos variáveis – que mudam de acordo com a quilometragem rodada – estão os custos com acessórios, peças de manutenção, manutenção preventiva de frota, combustível, pneus e pedágio.

2. Gastos indiretos

São as despesas consideradas administrativas, que estão indiretamente relacionadas com a operação da transportadora.

Vale ressaltar que estes custos variam de acordo com o volume de carga do mês, podendo ser dividida em:

  • Encargos e salários dos colaboradores que não estão envolvidos diretamente na produção, como funcionários de vendas, administrativo, RH e comercial.
  • Despesas necessárias para garantir o funcionamento da empresa, como tributos, aluguel, luz e água.

3. Gastos relacionados ao valor

São os custos relacionados à administração de risco do transporte, como perdas, acidentes e assaltos.

As despesas podem ser divididas em dois grupos:

  • Gestão do risco de acidentes e perdas: conhecido como frete valor, ele agrega uma quantia para o transporte de carga.

São elementos como parte do valor do seguro, segurança interna, indenização de extravios e riscos não cobertos pelo seguro da transportadora.

  • Despesas com GRIS (Gerenciamento de Risco de Roubos):

Custos relacionados à segurança das mercadorias, como seguro, e despesas com escoltas e bilhetagem.

4. Gastos com armazenagem

Em alguns casos, a transportadora também precisa armazenar as cargas. Quando isso acontece, outras despesas são levadas em consideração.

Por exemplo, os custos referentes ao aluguel de galpões, mão de obra, instalações e equipamentos.

Os gastos de uma transportadora com a armazenagem dependem diretamente da rotatividade das mercadorias.

Se a empresa tem mais itens em estoque do que transporta, os custos com o armazenamento aumentam.

5. Gastos com embalagens

As embalagens são itens fundamentais para a logística.

Afinal, são elas que mantém a mercadoria segura, impedem que a carga sofra avarias e otimizam o espaço dentro do veículo.

É importante que a embalagem esteja de acordo com o item transportado.

Por ser uma carga frágil, precisa ser embalado de forma diferente de um perecível. Por exemplo, exigindo cuidado redobrado.

Sendo assim, os custos com as embalagens dependem do tipo de mercadoria a ser transportada.

6. Outros gastos

Entre as outras despesas das empresas de transporte de carga, destacam-se:

  • Custos com depreciação do veículo;
  • Custos com tributos, como impostos trabalhistas, para o transporte e funcionamento da empresa;
  • Custo com combustível, óleo e outros lubrificantes;
  • Custos com pneus, como a compra de um novo ou a sua recapagem;
  • Custos com manutenção, seja ela preventiva, preditiva ou corretiva;
  • Custos com pedágio;
  • Custos de permanência da carga;
  • Custos de cubagem: quando as mercadorias de baixo peso lotam o caminhão antes de atingir o limite máximo;
  • Quando for o caso, custo de devolução de mercadoria ao destinatário;
  • Custo com reentrega quando o destinatário não pode receber a carga na primeira entrega;
  • Quando o caminhão fica parado por mais tempo do que o esperado, há o custo de estadia do veículo.

Como a tecnologia pode reduzir os gastos?

Como pudemos observar ao longo do texto, são vários os gastos de uma empresa de transporte.

A boa notícia é que existe uma forma de reduzir consideravelmente estes custos.

Um software de gestão de transportes é capaz de integrar todos os setores e processos envolvidos na empresa.

Com o sistema, o gestor consegue minimizar rotas ociosas, sincronizar as operações e aumentar a eficiência da empresa.

Assim como, reduzir o tempo de carga e descarga, acompanhar informações em tempo real e melhorar a gestão dos colaboradores.

Outra funcionalidade bastante importante é o módulo Compras que permite gerenciar todas as aquisições de uma transportadora.

Desde o processo de ordem de compra até abastecimentos.

Desta forma, o gestor tem o controle total sobre os gastos com itens usados no dia a dia de uma empresa.

Como papel e canetas, até o gasto com diesel da frota de veículos.

O módulo Suprimentos complementa esse acompanhamento e permite controlar o estoque de todos os materiais.

Incluindo combustível e materiais de expediente, como EPI’s.

Os maiores gastos de uma transportadora representam uma boa parte de seu capital e conhecer todas as despesas, contribui para a economia de custos desnecessários.

Com a ajuda da tecnologia é possível melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que muitos dos custos são reduzidos.

Para ter mais dicas como essas, não se esqueça de conferir o Gestran Blog.

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